Empresas que investem na formação de líderes conquistam melhores resultados
| Foto: Shutterstock
  • Por GPTW - Great Place To Work
  • 26/11/2021 18:12

As vagas para seleção de profissionais para os níveis de gerência e diretoria exigem uma série de requisitos, mas muitos deles não são ensinados nos bancos acadêmicos. São as famosas “soft skills”, as competências comportamentais e que contribuem para melhorar o clima organizacional e, automaticamente, acabam trazendo mais resultados para a empresa. São habilidades como criatividade, autoconhecimento, controle emocional, saber estimular e promover o engajamento da equipe. Muitas empresas no Brasil já estão investindo nesse tipo de desenvolvimento e muitas outras estão despertando esse olhar vital para o sucesso dos negócios.

Eduardo Marcondes, diretor da Youleader Brasil, empresa de Educação Corporativa do Ecossistema Great Place To Work (GPTW), diz que, em geral, toda empresa sabe que precisa desenvolver sua liderança. Porém, o grande desafio é saber como executar isso de forma efetiva. “O principal gap que os líderes têm hoje é olhar para a gestão de pessoas, entender que essas softs skills são extremamente estratégicas para o negócio. É necessário despertar em cada líder a consciência da importância de buscar os resultados por meio das pessoas e não apesar delas”. destaca.

Marcondes comenta que em boa parte das empresas ainda predominam gestores formados com conceitos da “antiga escola de liderança” – que pregava o distanciamento e o pragmatismo dos números como forma ideal de gestão. Segundo ele, o objetivo da Youleader e da metodologia GPTW é justamente romper com essa ideia e colocar o ser humano no centro da gestão.

O diretor ressalta que a melhor maneira de despertar o desejo dos talentos em permanecer em uma empresa é estimular o desenvolvimento desses profissionais e inspirá-los a se tornarem cada vez melhores em suas funções, dando espaço para demonstrar esse potencial.

Maturidade

Foi a partir dessa percepção que, em plena pandemia, a Cresol, uma cooperativa de crédito com sede em Francisco Beltrão e que está presente em 11 estados brasileiros, decidiu investir em um programa de desenvolvimento para todas as suas lideranças espalhadas pelo país. A gerente de Gente e Gestão, Katiuce Ferrari, conta que, durante as pesquisas internas, a empresa percebeu diferentes níveis de maturidade entre as lideranças.

O programa, que ocorreu totalmente on-line e envolveu mais de 500 colaboradores, deu resultados rápidos. Katiuce conta que já na pesquisa seguinte sobre o clima organizacional foi possível perceber a evolução nos indicadores. “Conseguimos melhorar em pontos bastante significativos. Outra questão importante foi alinhar o discurso, fazendo com que todas as lideranças falassem a mesma língua”, analisa a gerente.

No início de novembro, a Cresol foi classificada no ranking 2021 do Great Place to Work entre as melhores para se trabalhar no Estado do Paraná.

Essa sensibilidade de perceber as necessidades internas da equipe e de investir na formação e qualificação dos colaboradores reflete diretamente no ambiente de trabalho. E o primeiro passo para isso é contar com gestores capacitados e preparados para desempenhar seus papeis. “Não é possível ser uma boa empresa para trabalhar com uma liderança medíocre ou ruim. É preciso investir no desenvolvimento desses líderes e potenciais líderes, alinhar as expectativas e disseminar entre todos a cultura da empresa. A gestão de pessoas é praticada no dia a dia, por meio da liderança. Não é um projeto do RH apenas, ele precisa passar pela liderança”, pontua Daniela Diniz, diretora de Conteúdo e Relações Institucionais do GPTW Brasil.

Mercado

Para Daniela, o mercado empresarial brasileiro está “amadurecendo” gradualmente o processo de gestão de pessoas. Ela conta que na primeira pesquisa GPTW, há 25 anos, apenas 130 empresas se sentiram confortáveis para participar.

Hoje, são mais de 6 mil empresas no Ecossistema GPTW, que engloba, além do GPTW e a Youleader, outras marcas. “São 6 mil empresas que buscam fazer o diagnóstico do seu ambiente de trabalho, melhorar sua gestão de pessoas, avaliar e desenvolver seus líderes, investir em educação e em saúde mental. É claro que há um universo gigante para trabalhar: o Brasil é enorme e existem muitas empresas começando ainda a entender a necessidade de uma liderança mais humanizada, mas vejo que estamos num bom caminho”, observa.

Junto com a Youleader, empresa de educação corporativa do ecossistema GPTW, a cooperativa de crédito Cresol investiu no desenvolvimento de todas as lideranças durante a pandemia
Junto com a Youleader, empresa de educação corporativa do ecossistema GPTW, a cooperativa de crédito Cresol investiu no desenvolvimento de todas as lideranças durante a pandemia| Foto: Divulgação

Paraná

Para a 12.ª edição do ranking, divulgada no início de novembro, 295 empresas do Paraná se inscreveram, crescimento de 25% sobre o ano passado, impactando mais de 137 mil colaboradores. Hilgo Goncalves, embaixador do GPTW no Brasil e sócio-diretor no Paraná e Interior de São Paulo, conta que esse número vem crescendo a cada ano.

Segundo ele, as empresas estão procurando melhorar o engajamento dos colaboradores e promover um alinhamento de suas lideranças. “Estamos vivendo um momento de transformação e de inovação, sendo requerido da liderança uma mudança de mindset. Dessa forma, investir na liderança faz todo o sentido e traz valor agregado ao próprio líder, ao liderado e para o clima organizacional da empresa”, enfatiza Gonçalves.

Um exemplo foi a Pormade Portas, fabricante de portas prontas com sede em União da Vitória. O diretor de Recursos Humanos, Rafael Gregório Jaworski, fala que o programa de desenvolvimento de liderança Youleader/GPTW ajudou a empresa a identificar as oportunidades de melhoria nas ações de liderança. “E por meio da apresentação das melhores práticas do mercado, conseguimos aprimorar nossas ações”, explica, referindo-se ao programa que envolveu 38 líderes dos níveis operacional, comercial e administrativo.

O Grupo Uninter, que também figura na atual edição da GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar no Paraná, também recorreu aos programas de desenvolvimento e à metodologia da Youleader para manter sua equipe motivada e atualizada.

De acordo com Joel Ziemann Ferruci, gerente de Gestão de Pessoas da Uninter, programas como estes são imprescindíveis, porque além de promoverem a troca entre os líderes e o compartilhamento de boas práticas, trazem importantes reflexões para a melhoria constante do clima organizacional.

“Somos uma empresa com um propósito transformador e de essência motivacional. Nesse sentido, atuamos com o objetivo de proporcionar a melhor capacitação profissional disponível no mercado, adotando as principais práticas organizacionais que proporcionam bem-estar e qualidade de vida para o nosso time. A educação está no nosso DNA, então eu diria que é até natural esse incentivo constante para que os times se atualizem e se tornem profissionais mais capacitados”, salienta Ferruci.