A pele é o maior órgão do corpo humano
A pele é o maior órgão do corpo humano| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Paranaguá
  • 12/03/2024 15:37

A pele é o órgão do tato e constitui uma importante barreira contra agentes externos. Também responsável por regular a temperatura do corpo, pode sofrer com doenças que exigem atenção e tratamento tão logo surjam os primeiros sinais de problemas.


Sintomas como manchas, erupções, inflamações, inchaço e coceiras precisam ser observadas e diagnosticadas por um médico dermatologista desde o princípio. Para conhecer as principais doenças de pele e seus tratamentos recomendados, fique até o final.

Acne

É mais comum em adolescentes, mas pode acometer pessoas de todas as idades. Pode surgir por predisposições genéticas, atividades hormonais ou infecções.

O sebo não é um vilão em si, já que ajuda a manter a oleosidade natural da pele, mas quando o corpo o produz em excesso, pode gerar entupimentos nos poros e causar espinhas, que podem ocasionar feridas mais graves, além de manchas e hiperpigmentação.

Para evitá-la, é necessário manter a pele limpa e hidratada, além de ter uma alimentação balanceada e adequada administração do estresse.

Rosácea

Manifesta-se com vermelhidão na pele e engrossamento da textura da pele, em geral nas bochechas, nariz, testa e queixo. 

Mais comum em mulheres, pode gerar inflamações, espinhas, irritação e inchaço. 

É uma doença sem cura, mas que pode ser tratada para diminuir a quantidade de crises com antibióticos e remédios antiacne. Pode ser desencadeada por banhos quentes, hipertensão ou alimentação inadequada.

Impetigo

Causada por infecções bacterianas superficiais, é comum na face e extremidades do corpo. 

Doença contagiosa, atinge mais crianças e idosos, podendo causar quadros graves com surgimento de crostas e bolhas. Enquanto as bactérias se reproduzem, as feridas podem se espalhar e se tornar maiores.

Melasma

Caracterizada por manchas escuras na pele, em geral simétricas, afeta mais as mulheres e está relacionada ao uso de contraceptivos, desequilíbrios hormonais e exposição solar excessiva.

Seu tratamento é voltado aos aspectos estéticos, e consiste em medicamentos que visam clarear as manchas de forma gradual. 

Esta doença não traz maiores riscos à saúde.

Psoríase

De causa desconhecida, é crônica, autoimune e não contagiosa. 

Os principais sintomas são vermelhidão, descamação e manchas espessas, gerando desconforto para quem sofre da doença.

Costuma aparecer em joelhos, palmas das mãos, solas dos pés, cotovelos, costas e couro cabeludo.

Pode ser tratada com medicamentos de uso tópico, ou por uma combinação de métodos terapêuticos. 

Micoses

Causada por infecções fúngicas. Seu surgimento é favorecido por umidade e calor, que são condições ideais para a proliferação de fungos.

Há vários tipos de micoses, que podem surgir na pele, cabelos e unhas. 

Pode ser contagiosa ou não, e seu tratamento envolve higienização e correta secagem da pele depois do banho, além do uso de remédios antifungos.

Dermatite atópica

De causa genética, é uma alergia que causa pele seca e erupções com coceira, com crostas e feridas.


Atinge mais crianças, sendo mais comuns nas dobras do corpo, como nos braços e pernas. Pode ser desencadeada por contato com materiais ásperos, fragrâncias, frio ou calor intensos, transpiração ou fatores emocionais.

Não é contagiosa, mas gera desconforto e pode evoluir para feridas mais intensas.

Câncer de pele

É um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. Costuma ser causado por exposição ao sol sem proteção ideal, mas também pode surgir por tabagismo, predisposição genética, infeção por HPV ou feridas que não cicatrizam.

É provocada pelo crescimento anormal de células e acomete mais pessoas de pele clara. Pode se espalhar para outros órgãos, por isso os cuidados têm que ser redobrados se surgirem alterações significativas na pele. 

O seu cuidado é único, assim como o Hospital Paranaguá

Se tiver algum sintoma descrito acima ou demais alterações de pele, procure o Hospital Paranaguá. 

Com especialistas dermatologistas e atendimento ambulatorial 24, o Hospital Paranaguá é referência em saúde no litoral paranaense. 

Fundado em 1978, o Hospital Paranaguá oferece qualidade no atendimento ao público de todo o litoral, contando com toda a infraestrutura de apoio para diagnósticos e procedimentos diversos, com média mensal de 5000 pacientes e pautado em valores como ética, respeito, profissionalismo, transparência, humanização e excelência.

Procure os pontos localizados em Pontal do Paraná (Rodovia PR 412, número 442 - Balneário Praia de Leste), Matinhos (Rua Ernesto Postarek, 311 – Centro) e Guaratuba (Avenida Ponta Grossa, 631 – Centro) ou, ainda, a sede do Hospital Paranaguá (Rua Nestor Victor, 222, João Gualberto – Paranaguá).

Para sanar dúvidas, entre em contato:
(41) 3721-8000 / (41) 99841-1264
faleconosco@hospitalparanagua.com