Existem doenças respiratórias agudas e crônicas
Existem doenças respiratórias agudas e crônicas| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Paranaguá
  • 12/03/2024 16:11

Neste artigo vamos explicar as doenças respiratórias mais comuns, seus sintomas e tratamentos.

Saiba que pré-disposições genéticas, estilo de vida, histórico e má qualidade do ar são os principais fatores de risco para desenvolvê-las. E se estiver sentindo algum sintoma descrito, procure ajuda médica.


O que são doenças respiratórias?

Estas doenças podem acontecer na boca, nariz, laringe, faringe, traqueia ou pulmão.

Em geral, são provocadas pela exposição a poluentes, uso de cigarro, alergias, mudanças de temperatura ou infecções por vírus, fungos ou bactérias, e são divididas em dois tipos: agudas ou crônicas.

As agudas têm evolução rápida e curta duração. As crônicas têm ação prolongada e progridem em menor velocidade, às vezes durando a vida toda. Conheça as principais doenças respiratórias.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, dura de 7 a 10 dias. Seus sintomas são tosse, dor de cabeça ou no corpo, febre e coriza. 

É uma doença aguda, tratada com medicamentos que aliviam sintomas, ingestão de líquidos e repouso. Tem alto potencial de transmissão e pode evoluir para outras complicações, como pneumonia. É possível se prevenir do Influenza com vacinação anual.

Asma

Doença crônica que inflama os brônquios, que surgem nas traqueias e ramificam-se nos pulmões. 

A asma estreita os brônquios e causa sufoco, além de gerar muco. Outros sintomas, como tosse, chiado no peito e cansaço também podem se manifestar. É causada por ácaros, fungos, pólen, pêlos de animais ou infecções virais. 

Esta doença não tem cura, mas pode ser controlada com remédios broncodilatadores, corticoides e anti-inflamatórios, além das famosas “bombinhas”.

Bronquite crônica

Causada por inflamação dos brônquios. Muito confundida com a gripe, já que também causa coriza, cansaço, chiados no peito, dores no corpo e febre.

A bronquite crônica pode ser desencadeada por agentes alérgicos, tabagismo ou refluxo gástrico. Seu tratamento pode envolver antibióticos, no caso de infecção bacteriana ou broncodilatadores, no caso de infecções viróticas. 

Tuberculose

Contagiosa, é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Afeta pulmões e pode atingir também rins, ossos e coração.

Seus sintomas mais comuns são tosse por mais de três semanas ou com sangue, dor para respirar e falta de ar. Tratada por uma combinação de antibióticos, que devem ser receitados por médicos. 

Sinusite

Inflamação nas mucosas dos seios da face, é provocada por vírus, bactérias, agentes alérgenos ou presença de carne esponjosa.


Seus sintomas são coriza, obstrução nasal com secreção amarelada, dor e sensação de pressão no rosto, febre, redução do olfato, tosses e dores de cabeça. Se for do tipo aguda, passa em até quatro semanas. Se for crônica, porém, tem sintomas que podem se estender por até três meses.


Também é tratada por otorrinolaringologistas com antibióticos, anti-inflamatórios, corticoides e antialérgicos. 

Pneumonia

Infecção que afeta os pulmões, geralmente causada por vírus, bactérias e fungos, bem como por razões alérgicas.


Fatores como tabagismo, uso de álcool e uso de certos remédios podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Seus sintomas são tosse, febre, falta de ar, mal-estar geral, dor no tórax e alterações de pressão arterial.

O diagnóstico da pneumonia pode ser feito por exame de sangue e radiografias do tórax, e seu tratamento envolve antibióticos, antivirais ou antifúngicos, podendo até exigir internação.


Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

A DPOC é um conjunto de doenças que causam obstrução da passagem de ar nos pulmões.

Pode decorrer de enfisema ou bronquite crônica, e alguns fatores de risco para desenvolvê-la são tabagismo e exposição a alguns produtos químicos por tempo prolongado. Seus sintomas tradicionais são tosse por mais de três meses e falta de ar.

Não tem cura, mas pode ser controlada com broncodilatadores e corticoides indicados por pneumologistas.


O seu cuidado é único, assim como o Hospital Paranaguá

Se estiver sentindo algum sintoma respiratório preocupante, ou em caso de emergências, procure o Hospital Paranaguá.

Referência em saúde no litoral do Paraná, o Hospital Paranaguá tem atendimento ambulatorial 24h, com profissionais altamente qualificados que podem diagnosticar e oferecer tratamento para doenças respiratórias.

Fundado em 1978, o Hospital Paranaguá oferece qualidade no atendimento ao público de todo o litoral, contando com toda a infraestrutura de apoio para diagnósticos e procedimentos diversos, atendendo mensalmente uma média de 5000 pacientes pautado em valores como ética, respeito, profissionalismo, transparência, humanização e excelência.

Se precisar de atendimento médico no litoral, procure os pontos localizados em Pontal do Paraná (Rodovia PR 412, número 442 - Balneário Praia de Leste), Matinhos (Rua Ernesto Postarek, 311 – Centro) e Guaratuba (Avenida Ponta Grossa, 631 – Centro) ou, ainda, a sede do Hospital Paranaguá (Rua Nestor Victor, 222, João Gualberto – Paranaguá).

Para sanar dúvidas, entre em contato:
(41) 3721-8000 / (41) 99841-1264
faleconosco@hospitalparanagua.com