As viroses gastrointestinais podem acontecer durante todo o ano, mas são mais comuns na temporada de verão.
As viroses gastrointestinais podem acontecer durante todo o ano, mas são mais comuns na temporada de verão.| Foto: Shutterstock
  • Por Hospital Paranaguá
  • 12/03/2024 15:46

As viroses gastrointestinais podem acometer qualquer pessoa. Seus principais sintomas são diarréia, cólicas, náuseas, vômito, calafrios, mal-estar, mialgia, dores abdominais e, em algumas situações, febre.

Para saber tudo sobre este tema, fique até o final. Neste conteúdo, você vai entender os mecanismos que levam às viroses gastrointestinais e suas formas de prevenção e tratamento.

O que é virose gastrointestinal

As infecções viróticas intestinais, também conhecidas como gastroenterocolite aguda, são causadas por infecções no sistema gastrointestinal.

Em geral, as infecções gastrointestinais passam em alguns dias, mas quando acometem bebês, crianças e idosos, exigem atenção redobrada e acompanhamento médico para evitar que evoluam.

Conheça os tipos de infecções gastrointestinais viróticas mais comuns a seguir.

Rotavírus

É de fácil transmissão e, por isso, é raro que pessoas adultas jamais tenham sofrido com este problema pelo menos uma vez na vida. Há uma vacina disponível para as crianças evitarem esta infecção. A primeira é dada aos dois meses de vida, e a segunda, aos quatro meses.

Norovírus

Mais raro que o rotavírus, atinge pessoas de todas as idades. Altamente contagioso, pode afetar famílias inteiras.


Como se pega virose gastrointestinal

As viroses gastrointestinais podem acontecer o ano inteiro, mas são mais comuns no verão, ainda mais porque muitas pessoas viajam e acabam ingerindo alimentos ou água contaminada. Pode ocorrer também devido à higienização precária das mãos.

Por isso, é importante entender que algumas das formas de prevenção contra este mal são tomar água mineral ou fervida, não consumir alimentos sem conhecer sua procedência e manter as mãos sempre limpas, especialmente antes de refeições ou após sair do banheiro.

É uma doença relativamente comum e que acomete milhões de pessoas ao redor do mundo, com maior incidência sobre aquelas que vivem em condições precárias de higiene e saneamento básico.

Quanto tempo dura uma virose gastrointestinal

O tempo de recuperação de viroses gastrointestinais varia de acordo com a rapidez da ajuda médica e o tipo de infecção que acometeu o paciente. 

Mas, em geral, este tipo de quadro clínico tem evolução benigna e passa em até sete dias.

Como tratar virose gastrointestinal

O tratamento contra este tipo de infecção se concentra em resolver os sintomas.

Podem ser recomendados analgésicos para as dores e antitérmicos para baixar febres. Mas as principais formas de recuperação destes males envolvem hidratação e repouso. 

Água, água de coco e chás naturais são aliados poderosos de quem sofre de viroses gastrointestinais. E, em casos mais graves de desidratação, também pode ser recomendado o consumo de soro.

O seu cuidado é único, assim como o Hospital Paranaguá

Se estiver sentindo algum desconforto gastrointestinal no litoral do Paraná, não hesite em procurar o Hospital Paranaguá para obter um diagnóstico preciso, bem como as indicações de tratamento adequadas.

O Hospital Paranaguá trabalha com especialistas e atendimento ambulatorial 24h, sendo ideal portanto, também, para tratamentos emergenciais. 

Fundado em 1978, o Hospital Paranaguá oferece qualidade no atendimento ao público de todo o litoral, contando com toda a infraestrutura de apoio para diagnósticos e procedimentos diversos, com média mensal de 5000 pacientes e pautado em valores como ética, respeito, profissionalismo, transparência, humanização e excelência.

Em caso de emergências, procure os pontos localizados em Pontal do Paraná (Rodovia PR 412, número 442 - Balneário Praia de Leste), Matinhos (Rua Ernesto Postarek, 311 – Centro) e Guaratuba (Avenida Ponta Grossa, 631 – Centro) ou, ainda, a sede do Hospital Paranaguá (Rua Nestor Victor, 222, João Gualberto – Paranaguá).

Para sanar dúvidas, entre em contato:
(41) 3721-8000 / (41) 99841-1264
faleconosco@hospitalparanagua.com