A alimentação influencia diretamente na recuperação e no tratamento dos pacientes.| Foto: Divulgação
  • Por Pilar Hospital
  • 01/12/2021 13:14
Ouça este conteúdo

É muito normal ouvir pacientes reclamarem das comidas dos hospitais. Mas você sabia que a alimentação é extremamente importante para a recuperação do paciente?

Fazer com que um paciente se alimente com qualidade e na quantidade correta pode favorecer diretamente na recuperação, colaborando com o sucesso do tratamento.

Pensando nisso, a Pilar Hospital introduziu o conceito de gastronomia hospitalar através de uma parceria com o GRSA, empresa responsável pelo serviço de nutrição e dietética da Instituição.

Essa parceria permitiu uma revolução no segmento de alimentação e abriu as portas para novos equipamentos e utensílios que pudessem melhorar a qualidade das refeições.

Vantagens de uma boa alimentação

A boa alimentação dentro de um hospital pode influenciar diretamente na recuperação dos pacientes. Para que essa melhora realmente ocorra, o Pilar Hospital trabalha com os alimentos da melhor qualidade, além de ter muito cuidado no preparo e atenção na quantidade servida para cada paciente.

“Através da gastronomia hospitalar, conseguimos oferecer uma alimentação mais prazerosa aos pacientes e com melhor aceitação, permitindo a manutenção do aporte de nutrientes e, consequentemente, preservando o estado nutricional e restabelecimento da saúde”, explica a coordenadora de nutrição, Gabrielle Ducci.

Com toda essa preparação, é possível contornar um dos maiores problemas enfrentados nos hospitais, que é a falta de apetite dos pacientes.

Mesmo que isso seja frequente, qualquer pessoa precisa se alimentar nos horários corretos, independente se esteja doente ou não. Com pratos feitos por excelentes profissionais e planejados individualmente, a Pilar Hospital consegue fazer que cada refeição seja uma experiência especial para o paciente e que a falta de apetite possa ser amenizada com uma boa refeição.

Cardápio feito para você

As refeições em um hospital podem, sim, ser um momento gostoso para os pacientes| Foto: Divulgação

“A gastronomia hospitalar faz parte do plano terapêutico, em que buscamos aliar o diagnóstico do paciente com aquilo que é servido. Prezamos assim pelo atendimento às necessidades nutricionais do indivíduo em ambiente hospitalar, levando sempre em consideração suas preferências, aversões, tabus alimentares e costumes através da oferta de uma alimentação nutritiva e saborosa”, reforça a coordenadora de nutrição do hospital.

Além de refeições saborosas e bem-apresentadas, o Pilar Hospital oferece atendimentos individualizados para cada paciente. Pensando na melhor experiência possível, a equipe do hospital visita os pacientes para verificar a aceitação da dieta. Essa tarefa também tem a participação da chefe de cozinha, Marlene Budin.

O cardápio altera diariamente e é feito com o auxílio de nutricionistas, para que toda refeição seja igualmente nutritiva para o paciente. Além disso, caso o paciente não aceite a comida do dia, existe uma segunda opção no cardápio tão gostosa quanto a original.

Para os que precisam de uma dieta com alguma restrição, o cardápio é adaptado para que a recuperação do paciente seja ainda mais rápida.

Deseja saber mais detalhes sobre a gastronomia hospitalar? Clique e entre em contato diretamente com o Hospital Pilar.