IBEF Paraná celebra conquistas em 2023 e aponta perspectivas para o futuro
| Foto: Divulgação
  • Por IBEF-PR
  • 21/12/2023 12:24

O ano de 2023 marcou um notável crescimento no mercado financeiro, visto pelo aumento do PIB, que passou de 2,89% para 2,92%, conforme o Relatório Focus do Banco Central. Fatores como expansão da economia e estabilidade da inflação influenciaram no avanço do setor. Com esse cenário de crescimento, o Instituto de Executivos de Finanças do Paraná – IBEF Paraná, manteve-se ativo nas ações que dão suporte à comunidade financeira e somou saldo positivo para este ano.

Junto à sua diretoria e comitês temáticos, o Instituto trabalhou durante o ano todo para desenvolver propostas e projetos que fomentem o setor e principalmente os seus associados. Ao longo do ano, o IBEF Paraná promoveu 17 eventos, com mais de 1100 participantes, que totalizaram aproximadamente 60h de debate.

"Sem dúvidas, uma das fortes conquistas do IBEF Paraná, em 2023 foi a realização de eventos de grande relevância para o setor financeiro, incluindo a retomada do Seminário de Finanças e Governança Corporativa, que reuniu mais de 300 pessoas e foi realizado por nós, em parceria com o IBGC e Sistema FIEP”, destaca o presidente do IBEF Paraná, Ricardo Pereira. Além dos eventos, projetos como a 2ª edição do Clube do Livro, a criação do Comitê de ESG, o IBEF Talks e o lançamento da nova turma do Programa CFO, em parceria com o ISAE Escola de Negócios, foram destaques nas entregas.

Outra conquista foi a 38ª edição do Prêmio Equilibrista, considerado o Oscar das Finanças, a premiação é um dos eventos mais importantes do Instituto que reconhece os executivos financeiros do Paraná. "Foram dezenas de cases inscritos, todos de altíssima qualidade e relevância para o nosso mercado. E essa celebração é o auge do reconhecimento para a comunidade de finanças. Consolidamos o sucesso do nosso tradicional evento, com um público de mais de 350 pessoas. Foi uma noite espetacular! Para 2024, a expectativa é sempre aprimorar este momento. Trazer mais entregas, compartilhar novos momentos e, claro, realizar um excelente networking", enfatiza o presidente.

Expansão da atuação do IBEF Paraná no Estado e perspectivas 2024

Em 2022, o Instituto lançou o Programa IBEF Paraná Expande com o propósito de desenvolver estratégias para o setor financeiro no interior do Paraná. No ano passado, foram realizados quatro encontros em Maringá, reunindo profissionais de grandes empresas de todo o Estado. Neste ano, para atingir um maior número de executivos, o programa passou a atuar também em Londrina. No total, foram realizados seis encontros da comunidade financeira no interior em 2023, reunindo mais de 300 pessoas.

Além disso, em julho, o IBEF Paraná, em parceria com o Grupo Datacenso, realizou uma pesquisa que avaliou a confiança dos executivos financeiros em relação à economia do Estado e do País. Os resultados foram positivos, refletindo boas perspectivas para o futuro da economia.

Para o próximo ano, Pereira afirma que as expectativas estão altas. “Com base nas conquistas deste ano, é possível projetar um futuro promissor para o IBEF Paraná em 2024. A instituição continuará promovendo eventos de qualidade, com temas relevantes e profissionais de renome. Esses eventos são uma oportunidade para os membros se atualizarem sobre as tendências do mercado financeiro e ampliarem seus conhecimentos. Além disso, o IBEF Paraná planeja expandir suas atividades de networking, oferecendo ainda mais oportunidades para seus membros se conectarem e estabelecerem parcerias estratégicas", pontua.

O IBEF Paraná conta com o apoio dos patrocinadores de gestão: Gaia, Silva Gaede Advogados, Valore Elbrus, TOTVS e Grant Thornton e como media partner a Gazeta do Povo.

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.