Perspectivas financeiras 2024: tendências e desafios globais
| Foto: Envato
  • Por IBEF-PR
  • 18/12/2023 17:49

O mundo financeiro é dinâmico e sujeito a mudanças constantes, impulsionadas por vários fatores, desde avanços tecnológicos até eventos geopolíticos. À medida que 2024 se aproxima, diversas tendências emergem como pontos-chave a serem observados no cenário financeiro global.

Primeiramente, é importante destacar algumas projeções dos principais índices macroeconômicos do País. A inflação esperada para 2023, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é de 4,75%. Enquanto para 2024, a expectativa é de uma inflação de 3,9%, acima da meta de 3,00%. Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), a expectativa de crescimento fica em torno de 1,5%, em comparação com os 2,9% estimados para 2023. Já a taxa de câmbio real/dólar deve fechar o ano de 2023 em R$4,97, o que representa uma desvalorização de 4,8% em relação ao fechamento de 2022.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF Paraná, Ricardo Pereira, a desaceleração do PIB pode ser influenciada pelas incertezas econômicas globais, condições do mercado internacional e políticas internas. Enquanto a projeção do IPCA para o próximo ano sugere pressões inflacionárias devido ao aumento nos custos de produção, pressões cambiais e demanda aquecida. "Reduzir a inflação pode ser um desafio, e políticas econômicas precisarão ser cuidadosamente ajustadas para evitar desequilíbrios", diz.

Além dos índices cruciais para traçar estratégias financeiras nas empresas, Pereira ainda pontua tendências financeiras importantes para acompanhar em 2024.

  1. Sustentabilidade Financeira: crescente demanda do mercado pela agenda ESG (Ambiental, Social e Governança). Os investidores buscarão oportunidades que promovam práticas sustentáveis e responsabilidade corporativa.
  2. Digitalização do setor: a digitalização do setor financeiro é uma tendência inegável. A adoção de moedas digitais por países e empresas ganhará destaque, com a busca por eficiência nas transações, redução de custos e aprimoramento da segurança.
  3. Inovações Tecnológicas: a implementação generalizada da tecnologia em processos terá um impacto significativo nos serviços financeiros, acelerando as transações e melhorando a conectividade global.
  4. Expansão dos Mercados Emergentes: os investidores voltarão sua atenção para mercados emergentes, à medida que essas economias continuam a se desenvolver.
  5. Regulamentação e Compliance: a crescente complexidade do cenário financeiro global exigirá uma atenção constante à regulamentação e ao compliance. Mudanças nas políticas governamentais podem impactar significativamente as operações financeiras.

Em resumo, o mundo financeiro em 2024 será moldado por avanços tecnológicos, busca por sustentabilidade, inovações nas transações digitais e a influência crescente de mercados emergentes. "Os players do setor devem estar atentos a essas tendências para se adaptarem e prosperarem em um ambiente financeiro em constante evolução", finaliza Pereira.

Sobre o IBEF-PR

Há 38 anos, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Paraná é uma instituição sem fins lucrativos, que congrega executivos de finanças dos vários segmentos da atividade econômica do Paraná, dentre eles: executivos das áreas de indústria, comércio, consultorias, empresas de serviços, auditorias, instituições financeiras (bancárias e não-bancárias) e instituições governamentais.

Por meio de seus comitês de Finanças, Desenvolvimento de Lideranças, Tributário e Empresarial, Inovação e ESG, o IBEF Paraná realiza eventos, projetos, discussões e compartilha conhecimento para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais de finanças do Paraná.