Projeto de Viviane Busch usou iluminação da Ideally para conferir descontração e tranquilidade ao quarto
Projeto de Viviane Busch usou iluminação da Ideally para conferir descontração e tranquilidade ao quarto| Foto: Viviane Busch
  • Por Ideally
  • 10/11/2021 14:03

Um bom projeto de arquitetura desperta sensações em quem entra num ambiente: energia, aconchego, simplicidade, sofisticação… São muitas possibilidades e os arquitetos precisam trabalhar as formas e materiais com cuidado, para chegar ao efeito desejado. Nesse sentido, uma das coisas mais importantes é a iluminação.

Lâmpadas incandescentes, halógenas, dicróicas. Pendentes, spots, arandelas, luminárias de chão. Luzes diretas, indiretas, difusas, pequenas ou grandes. Cada tipo de iluminação gera um efeito no projeto e as escolhas certas podem fazer uma grande diferença no resultado final.

A seguir, mostramos três projetos da CasaCor que, com parceria da Ideally Iluminação, ficaram ainda mais especiais.

Conheça os produtos usados nesses ambientes e a linha completa Ideally Iluminação

Viviane Busch

O projeto de Viviane, na foto em destaque desta página, buscava transmitir descontração e tranquilidade. A arquiteta explica que, com a pandemia e o tempo a mais que passamos em casa, espaços que nos ajudam a recarregar as energias se tornaram ainda mais essenciais.

Em seu projeto, Viviane usou a iluminação como forma de aguçar a visão. Um dos destaques de seu ambiente, nesse sentido, é um lançamento da Everlight, marca que é exclusividade da Ideally em Curitiba. São spots pequenos e potentes, que iluminam as superfícies de maneira focada e direcionada, sem iluminar todo o ambiente.

"Olhando de longe, você não percebe que o spot está aceso, como os spots comuns", conta Viviane.

Ela também usou peças decorativas da Ideally Iluminação, como o pendente em cima do home office, a arandela da cabeceira, com design exclusivo, e o abajur, minimalista e muito sofisticado.

Projeto de Viviane Busch utilizou spots da Everlight, exclusividade Ideally Iluminação, além de peças decorativas da loja
Projeto de Viviane Busch utilizou spots da Everlight, exclusividade Ideally Iluminação, além de peças decorativas da loja | Viviane Busch

Frederico Carstens

A demanda de Frederico foi direta: sua Realiza Arquitetura estava completando 40 anos de trabalho e queria mostrar essa história em uma espécie de exposições, com painéis, fotos e vídeos demonstrativos. "A ideia era remeter a uma galeria de arte", explica o profissional.

Frederico Carstens quis fazer uma retrospectiva dos 40 anos de Realiza Arquitetura na CasaCor PR 2021
Frederico Carstens quis fazer uma retrospectiva dos 40 anos de Realiza Arquitetura na CasaCor PR 2021 | Frederico Carstens

Dentro desse conceito, o projeto luminotécnico da Ideally Iluminação utilizou lâmpadas com grau mais fechado para destacar as imagens e menos o resto do ambiente. A equipe decidiu usar trilhos, já que o teto era em laje e não tinha rebaixos.

"Assim, a Ideally pode entregar uma solução mais prática e funcional", explica Letícia Pangracio.

Larissa Gomes

A proposta de Larissa era criar um espaço que agregasse a família inteira, para todos estarem juntos. Para isso, o ambiente é multifunção, em vez de um living que quase nunca é usado: há o home theater, um pequeno escritório, um apoio para leitura, uma brinquedoteca… Tudo para que a família possa ficar no mesmo espaço. Um lugar aconchegante, portanto.

Em vista disso, o projeto luminotécnico da Ideally para a arquiteta trouxe luzes acolhedoras, com foco em algumas peças principais do projeto. Esses focos são microlâmpadas discretas da Everlight, que deixam o teto bastante limpo e iluminam com pouca interferência. Também há fitas de LED no gesso, com iluminação indireta.

Para conhecer esses produtos, a linha completa da Ideally Iluminação e saber mais sobre os projetos luminotécnicos, você pode fazer uma visita à casa da Rua Gal. Aristides Athayde Júnior, 54, ou acessar as redes sociais da empresa.

Siga a Ideally nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades