Saúde da mulher: quais cuidados são essenciais para sua qualidade de vida?
| Foto:
  • Por Lanac
  • 02/06/2021 15:08

Conhecer o próprio corpo é um hábito das mulheres no cuidado com a saúde feminina. A atenção aos sinais é um dos indicadores que ajudam a mostrar o momento de buscar assistência médica e realizar exames periódicos que promovem mais qualidade de vida.

No Brasil, as mulheres são maioria, representando 51,7% da população. Segundo dados do Ministério da Saúde, a expectativa de vida das mulheres é de 78,6 anos, ou seja, 7,3 anos a mais se comparado com homens, com uma estimativa de 71,3 anos.

Mesmo com os dados positivos a favor, o ideal é que as mulheres não descuidem da saúde. Isso porque somente seguindo os cuidados pessoais é possível trabalhar com a prevenção de doenças.

Chegou a hora de realizar o check-up feminino? Encontre o LANAC mais próximo e agende o seu!

Essa é uma informação relevante, uma vez que a maioria das doenças que atingem as mulheres em um determinado momento da vida são silenciosas e, por isso, exigem o máximo de atenção às mudanças no corpo.

Entre os oito e treze anos, quando a menina entra na fase da puberdade, acontece uma preparação para a chegada a vida adulta. É quando acontecem o crescimento dos seios, o aparecimento dos pelos, definição do quadril e também o início do ciclo menstrual.

Já na fase da gestação, o corpo se transforma para gerar uma nova vida. Nos três primeiros meses acontece um acúmulo de energia, seguido pelo crescimento da barriga e dor nas costas, seguido da preparação física dos seios para a amamentação e o do quadril para o parto.

Durante a menopausa é quando acontece a última menstruação. É o momento de transição do ciclo de reprodução para o encerramento do ciclo de fertilidade. Esse momento é marcado pela queda de hormônios, acúmulo de gordura, ressecamento da pele, cabelos e unhas quebradiças, entre outros sintomas.

Cada momento da saúde feminina é marcado por um ciclo de mudanças, mas alterações que não sejam correspondentes ao período também podem acontecer e precisam de acompanhamento médico.

Cuidados com a saúde feminina

Legenda: Checkup médico é fundamental para a prevenção na saúde feminina.

Quando o assunto é saúde feminina, cada mulher necessita de um cuidado específico de acordo com o seu corpo. Mas um cuidado que é indispensável para todas as mulheres é a realização dos exames preventivos.

A partir dos 30 anos, quando houver histórico na família, ou acima dos 40 anos, a mamografia funciona como uma radiografia das mamas, para identificar doenças como o câncer de mama.

Entre os 25 e os 65 anos, o Papanicolau serve para realizar o diagnóstico de possíveis infecções vaginais, com a coleta de material segura e indolor.

Também tem o teste de análise hormonal, que mede os índices dos hormônios como o TSH, o T3 e o T4, que costumam estar associados a problemas como o hipotireodismo, o hipertireoidismo e também a tumores na tireoide.

Já o exame de colesterol total e frações mede os níveis no sangue do colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL), para análise da gordura presente na saúde.

Por fim, mais não menos importante, a densitometria óssea ajuda a diagnosticar a osteoporose, decorrente da perda de cálcio que gera o desgaste dos ossos.

Esses são os exames mais comuns do check-up feminino e estão disponíveis para a realização no LANAC, olaboratório de análises clínicas.

“Fazer seus exames com periodicidade, manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, controlar o número do manequim e não ingerir bebidas alcoólicas ou fumar pode ajudar na prevenção do câncer de mama, e de outras doenças”, explica o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski.

Com os exames em dia, aliado a uma rotina repleta de bem-estar, as mulheres conseguem prevenir doenças como câncer do colo do útero, ovário policístico, cistite, endometriose, mioma interno e também o HPV.

Para contribuir com a saúde feminina, o LANAC conta com um laboratório completo e atendimento personalizado, fundamentais para a manutenção do cuidado e do bem-estar. São mais de 60 unidades em todo o Paraná, clique aqui e conheça.