| Foto: @pedromamore
  • Por Madeira Certa
  • 17/01/2023 15:41
Ouça este conteúdo

Uma mensagem recebida em rede social e as sócias da marcenaria paranaense Madeira Certa sabiam que estavam fazendo boas escolhas para a empresa. O ano era 2021. Marcella Malczewski e Marina Ferreira haviam assumido há um ano a empresa criada pelos pais em 2006. O plano era revitalizá-la, com um modelo de negócio baseado nas startups: mais inovadora, para manter o empreendimento tradicional em dia com o seu tempo, e mais horizontal, para valorizar todos os colaboradores.

O contato vinha de Amanda Ferber, responsável pelo perfil Architecture Hunter, um dos pioneiros a usar as redes para compartilhar referências e tendências da arquitetura – e que hoje está entre os principais do segmento. O objetivo era contratar a Madeira Certa para fazer um painel curvo em madeira para o primeiro escritório da empresa que a Architecture Hunter viria a se tornar.

“Ela veio atrás de nós porque o arquiteto Nildo José, que é dessa geração mais nova de profissionais, já é muito reconhecido e era responsável pelo projeto do escritório, nos indicou. A execução do projeto seria de uma empresa de móveis planejados, mas ela não trabalhava com os painéis curvos previstos e queria alterá-los”, relembra Marcella. A conversa entre Amanda, Marcella e Marina deu tão certo que a marcenaria acabou assumindo toda a execução das peças em madeira do projeto.

A contratação foi entendida pelas sócias como reconhecimento da qualidade do serviço prestado pela Madeira Certa, resultado do trabalho desenvolvido desde a fundação da empresa, que sempre se baseou no entendimento de que, mais do que peças em madeira, ali são produzidas obras de arte. “Acreditamos que nossos marceneiros são verdadeiros artistas e que a marcenaria que executamos é uma obra de arte que incrementa a qualidade de vida dos nossos clientes”, resume Marcella.

Processos

Com isso em mente, todos os processos da marcenaria, desde a escolha dos materiais até a entrega e instalação dos produtos, desde o primeiro atendimento ao cliente até a execução da obra, são cuidadosamente pensados. Toda madeira que entra na fábrica, localizada em Pinhais, é certificada e tem a mais alta qualidade. É, então, tratada e manipulada pelos marceneiros-artesãos com muito profissionalismo e esmero. A finalização dos móveis, seja com laca ou verniz, também é feita em cabine de pintura própria.

A produção é feita de acordo com projetos desenvolvidos por arquitetos e designers. No entanto, os detalhamentos das propostas são minuciosamente analisados antes da execução para garantir a funcionalidade do produto e excelente resultado.

Para oferecer o melhor atendimento ao cliente, as próprias sócias fazem questão de participar de todas as etapas do processo. “O que acontece, geralmente, nas fábricas e lojas é que o vendedor faz a mediação com o cliente e o proprietário fica alheio a isso. Na Madeira Certa, desde o orçamento até a assinatura do termo de entrega, somos a Marcella e eu que fazemos. E alguns clientes já nos disseram que isso faz com que eles tenham mais confiança no nosso trabalho”, conta Marina.

A sócia afirma ainda que o objetivo da empresa é manter esse tipo de atendimento de boutique. Por isso, embora haja planos de produzir uma linha de móveis com design próprio, um crescimento exponencial e a transformação da Madeira Certa em uma grande rede de móveis não faz parte dos planos. “Não queremos que ela seja grande a ponto de perdermos isso. Queremos poder acompanhar e estar próximas ao cliente ao longo de todo o processo”, completa.

Produtos

Além dos painéis curvos, como os instalados no escritório da Architecture Hunter, a Madeira Certa trabalha com um amplo rol de produtos que têm a madeira como matéria-prima, o qual inclui desde rodapés, portas e painéis até itens de movelaria. As exceções são cadeiras, móveis e elementos que tenham detalhes feitos em torno e ainda aqueles que seguem um estilo mais rústico.

“Temos acesso às mesmas ferragens que as marcas de móveis planejados, então, executamos com muita excelência toda a parte de cozinha e armários para outros ambientes, com a vantagem de podermos produzir exatamente o que foi sonhado pelos clientes e arquitetos, porque o nosso produto é totalmente customizado”, afirma Marcella.

Marcella Malczewski e Marina Ferreira
2006