O ClearCorrect é um aparelho dentário, porém transparente e removível, o que torna o tratamento muito mais simples e confortável.
O ClearCorrect é um aparelho dentário, porém transparente e removível, o que torna o tratamento muito mais simples e confortável.| Foto: Shutterstock
  • Por Oral Sin Implantes
  • 03/08/2021 17:13

Além de ser o seu cartão de visitas, o seu sorriso também influencia na sua saúde. Isso porque dentes mal posicionados podem prejudicar a respiração e a fala, além de mudar sua mastigação, o que impacta vários outros processos no corpo. Se você tem algum problema no posicionamento dos seus dentes, o tratamento mais comum é o aparelho ortodôntico.

A questão é que muitas pessoas evitam colocar aparelho, mesmo sabendo que precisam dele. Afinal, além do alto custo, os tratamentos com braquetes e fios metálicos geram diversos incômodos: atrapalham para comer, dificultam a higiene bucal e podem machucar sua boca por dentro, além de mudarem completamente o sorriso durante o tratamento.

Por isso, é importante contar com alternativas. A principal delas é o alinhador transparente, como o ClearCorrect. Ele funciona como um aparelho dentário, mas ao invés dos braquetes colados nos dentes, são usadas placas feitas de um plástico especial.

O alinhador transparente é removível, de modo que o paciente pode tirá-lo para comer e fazer sua higiene bucal, mas deve usá-lo pelo resto do tempo. De acordo com os materiais oficiais da ClearCorrect, é preciso manter o alinhador transparente na boca por, pelo menos, 22 horas por dia para que ele faça o efeito planejado.

Dessa forma, os benefícios do ClearCorrect para o paciente são muitos, a começar pelo sorriso: o alinhador transparente é quase imperceptível em fotos ou até ao vivo. Também é muito mais prático mantê-lo: "além de serem mais estéticos, os alinhadores transparentes também são mais fáceis de higienizar e não machucam a boca", afirma a Dra. Nilmara S. Imianoski (CRO: PR-CD-21024), da Oral Sin Curitiba Centro.

Ao iniciar o tratamento com ClearCorrect, o paciente faz uma série de alinhadores, que devem ser trocados a cada 15 dias.
Ao iniciar o tratamento com ClearCorrect, o paciente faz uma série de alinhadores, que devem ser trocados a cada 15 dias.| Imagem: Divulgação

Como funciona o tratamento com ClearCorrect?

Como dito, o alinhador transparente é uma placa de plástico especial que funciona como um aparelho dentário comum. Mas como isso é possível e como funciona o tratamento?

Para começar, você deve marcar uma avaliação com um ortodontista de sua confiança, que faça esse tipo de tratamento com ClearCorrect. O especialista faz um escaneamento dental e coloca os seus dados em um programa de computador que o ajuda a calcular como deve ser o seu alinhador.

A partir do escaneamento, o ortodontista consegue fazer um planejamento virtual do seu alinhador ClearCorrect. "Isso permite que o paciente veja a perspectiva de como estão seus dentes, como vão ficar ao término do tratamento e quanto tempo isso vai levar", explica a Dra. Nilmara. Segundo ela, grande parte dos tratamentos é realizada em até seis meses.

Outra vantagem é que, no tratamento com ClearCorrect, não é preciso usar os incômodos moldes com goma dos aparelhos tradicionais.

Depois das consultas, a ClearCorrect fabrica uma série de alinhadores transparentes, de acordo com o planejamento feito pelo seu ortodontista, e os envia para a clínica. A partir daí, tudo que você precisa fazer é usar o alinhador certo por, pelo menos, 22 horas por dia. Em geral, a troca do alinhador deve acontecer a cada 15 dias para que cada nova placa mova um pouco mais seus dentes para os lugares certos.

Sendo assim, é sensato afirmar que todo o processo é mais cômodo e rápido. Com a opção do alinhador transparente, não há mais motivo para fugir do tratamento ortodôntico e ter um sorriso alinhado. Isso faz bem para a autoestima e, principalmente, para a saúde.

Saiba mais sobre o ClearCorrect e outros tratamentos odontológicos com a Oral Sin