As próteses fixas sobre implantes podem ser realizadas na maioria dos casos, inclusive em pessoas que já usavam próteses móveis.
As próteses fixas sobre implantes podem ser realizadas na maioria dos casos, inclusive em pessoas que já usavam próteses móveis.| Foto: Shutterstock
  • Por Oral Sin Implantes
  • 03/08/2021 16:44

Os implantes dentários surgiram na década de 1960, a partir de pesquisas do ortopedista sueco Per-Ingvar Brånemark. Ele descobriu que o titânio se incorpora totalmente ao osso, de modo que os implantes feitos com esse material não têm risco de se soltar.

Esse avanço possibilitou a criação das próteses fixas sobre implantes, que oferecem uma segurança incomparável em relação às pontes móveis e dentaduras. Como não há risco da prótese se mover ou cair, é possível comer de tudo e falar com confiança. O resultado estético também é muito superior, melhorando o sorriso e a autoestima do paciente.

Mas a tecnologia dos implantes dentários e próteses fixas também evoluiu muito nas últimas décadas. Novos modelos de pinos foram desenvolvidos, com tamanhos menores e implantes que funcionam como broca. Isso permite um tratamento menos invasivo, com mais conforto para o paciente e tempo de recuperação reduzido.

Além disso, a evolução da tecnologia exige menos da estrutura óssea do paciente, permitindo que pessoas de diversos perfis adotem a prótese fixa sobre implante. Em um grande número de casos, não é preciso fazer enxertos ósseos, o que também torna o tratamento mais rápido.

Faça sua prótese fixa e outros tratamentos odontológicos na Oral Sin Curitiba Centro

O implante dentário é um pino de titânio que funciona como a raiz do dente, sobre o qual é colocada a prótese.
O implante dentário é um pino de titânio que funciona como a raiz do dente, sobre o qual é colocada a prótese.| Crédito: Shutterstock

Implante dentário com prótese fixa em menos tempo

Para aqueles que têm medo da cirurgia, a Dra. Nilmara S. Imianoski (CRO: PR-CD-21024), da Oral Sin Curitiba Centro, assegura que todo o procedimento é pensado para oferecer conforto ao paciente. "​​Os implantes são colocados sob anestesia, sem dor, em aproximadamente uma hora", explica ela.

Também existe a opção da sedação consciente, em que o paciente inala um gás para ficar mais sonolento, sob orientação do médico anestesista da clínica. A doutora explica que essa é uma alternativa para quem fica muito agitado durante os procedimentos odontológicos.

Enquanto o implante dentário se integra ao osso e cicatriza, a prótese é confeccionada de acordo com o tamanho, cor e formato desejados. Nesse meio-tempo, o paciente utiliza uma prótese móvel provisória. Mas, dependendo da estrutura óssea, é possível fazer a chamada carga imediata, finalizando todo o tratamento em até 72 horas.

Segundo a Dra. Nilmara, nos casos em que o maxilar é mais sensível, a cicatrização pode demorar entre 4 e 6 meses, chegando a no máximo 12, se for necessário fazer enxerto ósseo. Todo o processo é pensado para gerar o mínimo de incômodo possível ao paciente.

Claro que, para isso, é essencial passar por uma avaliação com um dentista especialista em implantes: esse profissional fará uma análise criteriosa do caso e pedirá exames para escolher o implante e a técnica mais adequados.

Você também deve escolher uma clínica conceituada, com estrutura para a realização da cirurgia e materiais de boa qualidade. Porém, tendo esses cuidados, não há motivos para temer o tratamento dentário com implantes e prótese fixa.

Entre em contato com a Oral Sin Curitiba Centro e saiba mais sobre os tratamentos