Pintura em laca oferece sofisticação e maior resistência em acabamentos.
Pintura em laca oferece sofisticação e maior resistência em acabamentos.| Foto: Divulgação/Rudegon
  • Por Rudegon
  • 24/06/2022 16:30

Um retorno à tendência que passa pela especialização e consequente oportunidade de novos trabalhos. Essa é a técnica de pintura de móveis em laca, que volta a ficar em grande evidência e garante aos marceneiros a possibilidade de entregar resultados muito mais sofisticados e com ampla variedade de cores.

Para quem não conhece, os móveis em laca ganharam muito destaque nas décadas de 70 e 80, e, agora, figuram entre as tendências na hora de decorar. Um móvel em laca nada mais é do que um item que foi pintado com uma técnica que se assemelha à pintura de automóveis, algo que reveste a madeira e a torna mais resistente em alguns acabamentos.

Quer saber uma curiosidade? A laca tem origem de uma resina retirada de plantas do Oriente Médio. Esse acabamento – usado nos móveis desde os primórdios da humanidade – é o protagonista da técnica de pintura para revestir móveis. Assim, a laca é aplicada em várias camadas, o que pode deixar qualquer superfície extremamente lisa ou, então, com texturas diferentes, tudo depende do projeto de cada cliente.

O móvel laqueado também é sinônimo de sofisticação e versatilidade quando o assunto é decoração de um lar, por exemplo. A laca exige um acabamento mais aprimorado, assim como o domínio da técnica e a compreensão do tempo envolvido, que costuma ser mais extenso, considerando todo o processo. Para os profissionais que dominam a técnica, a pintura laca se torna uma possibilidade real de ampliação de renda e a conquista de um público qualificado, já que se trata de um processo quase artesanal, que oferece ao móvel trabalhado, aspecto único.

Rudegon oferece treinamento para marceneiros interessados em aprender a técnica da pintura em laca em móveis.
Rudegon oferece treinamento para marceneiros interessados em aprender a técnica da pintura em laca em móveis.| Crédito: Divulgação/Rudegon

Atenta a todas as possibilidades que compõem a marcenaria, a Rudegon, loja do marceneiro e maior revendedora de produtos para a construção e acabamento de móveis sob medida e ambientes, consegue reunir tudo o que é preciso para colocar o trabalho em prática.

Para que cada vez mais profissionais do ramo possam dominar a técnica, a empresa oferece, duas vezes ao ano, treinamentos de pintura para marceneiros. A especialização se torna a oportunidade perfeita para os profissionais darem um importante passo no próprio crescimento, inclusive como forma de rentabilizar novos trabalhos com essa modalidade de pintura no mercado.

Como funciona?

A completa compreensão da técnica está diretamente ligada ao poder de resistência que a laca pode atribuir aos móveis. Por isso, o processo envolve etapas que são cruciais para o sucesso de um projeto.

Antes de ser laqueada, a superfície deve receber uma etapa de lixação; depois, aplicação de um primer, que faz um “fundo”, garantindo aderência e durabilidade da tinta; e, por fim, o tingimento, com suas especificidades de camadas de acordo com cada acabamento.

É importante saber que o laqueamento teve sua técnica aprimorada com o passar dos anos, o que significa que um profissional especializado vai ter mais facilidade e segurança durante o trabalho, além de garantir o melhor resultado para o acabamento desejado.

Entre as vantagens do móvel em laca estão o desaparecimento de manchas, ranhuras, emendas ou demais imperfeições da madeira.
Entre as vantagens do móvel em laca estão o desaparecimento de manchas, ranhuras, emendas ou demais imperfeições da madeira.| Crédito: Divulgação/Rudegon

Vantagens do móvel em laca

Acabamento

Como já era esperado, essa é uma das principais vantagens. Com a laca – e em comparação a outros materiais –, o móvel não apresenta manchas ou ranhuras, sequer emendas ou detalhes aparentes. Pelo contrário, qualquer imperfeição da madeira recebe cobertura total com o acabamento, que pode ser fosco ou brilhante.

Sofisticação

Além das emendas niveladas e um trabalho impecável no acabamento, a laca oferece amplas opções de cores, dando muita liberdade na hora de decorar. Um exemplo é que somente nas paletas básicas são mais de 720 cores.

Versatilidade

Ao mesmo tempo em que a laca pode ser usada no projeto de móveis recém-criados ou, então, reforma de peças mais antigas, ela também é bem aceita em outros materiais para além da madeira, como é o caso do vidro e alumínio.

Onde encontrar?

A ampla variedade de opções que só a laca oferece também está disponível na Rudegon. A Sayerlack, uma empresa do grupo Renner específica em tintas e vernizes para móveis, tem a Rudegon como distribuidora cinco estrelas – o que significa um parceiro dedicado aos produtos da marca. Além de tintas, bases e solventes, a loja dispõe de uma mix machine, o que possibilita a produção instantânea da cor escolhida pelo cliente, e também resina epóxi de preenchimento para mesas e móveis feitos com troncos de árvore e madeira de demolição.

A variedade de materiais e a consultoria técnica especializada da Rudegon facilitam o caminho dos profissionais antenados que reconhecem o terreno fértil deste universo e partem para a descoberta de novas técnicas e novas soluções para os clientes.

Todas as opções para a produção de móveis em laca podem ser encontradas nas três unidades Rudegon localizadas em Curitiba e Região Metropolitana. Para mais informações, acesse o site da Rudegon e siga a rede no Instagram e no Facebook.