Materiais de acabamento, insolação, ventilação e sombreamento são alguns dos fatores que influenciam no conforto térmico do ambiente.
Materiais de acabamento, insolação, ventilação e sombreamento são alguns dos fatores que influenciam no conforto térmico do ambiente.| Foto: Shutterstock
  • Por Sakaguti Arquitetos Associados
  • 13/07/2021 17:31

O que define o conforto de uma casa ou ambiente? Seria o espaço disponível? Elementos de decoração que deixem o local mais aconchegante? Todos esses pontos são importantes, mas um elemento essencial e pouco debatido é o conforto térmico da edificação.

Desde materiais de acabamento, até fatores como insolação, ventilação e sombreamento, são aspectos que influenciam nas condições de conforto de um ambiente. Um bom projeto de arquitetura tem como premissa este fator e pode assim incorporar diversas vantagens e valorizar o imóvel.

Benefícios de um projeto com conforto térmico

O conforto térmico ambiental é válido para diversos cenários, seja para locais muito quentes ou muito frios, úmidos ou secos. Ele permite que o ambiente fique com uma temperatura agradável (fresca no verão e quente no inverno) ofereça renovação de ar e melhor uso possível de luz natural. Esses são fatores que influenciam diretamente na saúde, na qualidade de vida e na produtividade dos usuários e motivos suficientes para provar o valor de um projeto de climatização.

Em alguns casos é necessário investir em soluções ativas: equipamentos como ar condicionado, sistema de calefação e pisos aquecidos. Além dessas, é possível, explorar recursos específicos para cada caso, como materiais de construção adequados e posicionamento de portas e janelas, afim de alcançar a maior funcionalidade e eficiência energética possível no ambiente. Assim, um projeto de climatização eficiente, alcança, além do conforto ambiental, a economia de energia e, consequentemente, de recursos financeiros.

Sakaguti Arquitetos Associados: projetos personalizados e inovadores

Fatores importantes para gerar o conforto térmico

Por depender de diversos fatores externos, a localização do imóvel terá influência direta no projeto. Adolfo Sakaguti, da  Sakaguti Arquitetos Associados, explica que cidades extremamente difíceis como Curitiba, requerem muita experiência para desenvolver um projeto arquitetônico. “O clima local é muito desafiador: úmido, muito chuvoso, de grande variação térmica, até mesmo num período de 24 horas, gerando mudanças drásticas, quase que instantâneas na temperatura ambiente", comenta.

Para estes casos existem diversos recursos arquitetônicos que podem ser utilizados para amenizar o problema. "Temos as soluções passivas que protegem as edificações das bruscas mudanças no clima local: sistemas de portas e janelas bem dimensionadas e vedadas, paredes isolantes, telhados e brises bem projetados", exemplifica o arquiteto.

"Outro fator importante é o posicionamento das janelas em relação ao trajeto do sol.  Quando posicionadas corretamente, os mesmos ambientes recebem sol no inverno e sombra no verão. Devendo-se evitar colocar ambientes importantes num posicionamento no qual resulte falta de insolação", complementa Sakaguti.

Levando-se em conta tudo que foi dito acima, a escolha de climatizadores são especificados em um Projeto de Climatização. Neste, o profissional define como tratar termicamente os ambientes, baseado no projeto arquitetônico, que apresenta uma implantação da edificação de modo otimizado, posição de janelas, zenitais, paredes bem projetadas e também o posicionamento de eventuais árvores ou bosques nas adjacências.
Um bom projeto traz equilíbrio na construção e seu contexto, visando a racionalização de energia e resultados eficientes.

Projetos arquitetônicos pensados para o conforto térmico impactam na qualidade de vida dos frequentadores.
Projetos arquitetônicos pensados para o conforto térmico impactam na qualidade de vida dos frequentadores.| Shutterstock

Investir em um projeto pensado para o conforto térmico do ambiente exige um investimento inicial, escolhendo arquitetos qualificados e materiais de qualidade, resultando diretamente em um ambiente mais aconchegante e sustentável, recompensando o investimento despendido.