A poluição causada pelo plástico pode contaminar os oceanos, o solo e prejudicar diversos ecossistemas inteiros.
A poluição causada pelo plástico pode contaminar os oceanos, o solo e prejudicar diversos ecossistemas inteiros.| Foto: Divulgação
  • Por Sistema Blu - Assinatura de Água Mineral
  • 11/06/2021 15:27

Segundo levantamento realizado pelo WWF com base nos dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior gerador de lixo plástico no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O país recicla somente 1,28% do resíduo plástico produzido, muito abaixo da média global de 9% de reciclagem para este resíduo.

A poluição pelo plástico tem um impacto significativo na qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água. Os resíduos plásticos quando descartados incorretamente contaminam diversos ecossistemas, com impacto direto na vida de muitas espécies de animais.

O relatório da WWF também aponta que o volume de plástico despejado nos oceanos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas ao ano. Se continuar nesse ritmo, até 2030, encontraremos o equivalente a 26 mil garrafas de plástico no mar a cada km².

Os dados são alarmantes, já que o plástico demora aproximadamente 400 anos para se decompor na natureza.

Conheça Blu, o único sistema predial de água mineral do mundo, agora em Curitiba!

Construções mais sustentáveis

Os consumidores estão adequando suas demandas e valorizando produtos sustentáveis, isso quer dizer que, na prática, os clientes preferem empresas que optam por implementar ações de sustentabilidade.

Na área de construção civil, os condomínios verdes se destacam, pois representam um futuro imobiliário mais sustentável e, portanto, são mais valorizados no mercado.  Por isso, oferecer soluções sustentáveis aos clientes é um grande diferencial.

A empresa Blu oferece o serviço de água mineral encanada e desta forma reduz o impacto causado pelo descarte de garrafas plásticas, copos descartáveis e galões. Construtoras e condomínios adquirem esse serviço para readequarem seus condomínios ou fazer novos empreendimentos sustentáveis.

A Construtora Gadens já aderiu ao sistema de água mineral encanada para seus empreendimentos. Veja o depoimento do diretor Thiago Gadens.

Para Gabriel Falavina Dias, da Construtora Altma, entregar ao cliente água mineral direto da torneira traz conforto, bem-estar e é ecologicamente correto. Veja o que ele tem a dizer sobre as soluções da Blu para condomínios:

Mudança de hábitos e redução do consumo de plástico

Mesmo que se invista mais na coleta e reciclagem dos resíduos plásticos, é necessário alterar hábitos para reutilizar e reduzir o consumo desse material. Algumas ações individuais e coletivas podem e devem ser tomadas para mudar esse cenário:

  • Reduzir o consumo de plásticos de uso único, como canudos de bebidas;
  • Trocar as sacolas plásticas de supermercado, por sacolas reutilizáveis de tecidos;
  • Comprar mais alimentos a granel e menos embalados;
  • Reutilizar embalagens de plástico;
  • Incentivar programas e ações para conscientização e mudança de hábitos na sua empresa ou condomínio;
  • Utilizar água mineral encanada.

O sistema de água mineral encanada é uma solução exclusiva da Blu. Conheça melhor e entenda como funciona: