Guia de móveis de design brasileiro: história e tendências
| Foto: Ton Sur Ton
  • Por Ton Sur Ton
  • 13/03/2024 10:30

O design brasileiro é único. Ao expressar as linhas mais representativas do país, como cores vivas, muito ligado à sustentabilidade e outras abordagens, as produções inspiradas no Brasil são bem reconhecidas mundo afora.

No design de mobiliário isso não é diferente. As peças produzidas ou inspiradas em território brasileiro, chamam a atenção em grandes eventos do setor, como a Feira de Móveis de Milão, por exemplo.

Com o objetivo de destacar as criações de móveis de design brasileiro, criamos este conteúdo. Nele vamos tratar os seguintes tópicos.

  • Características dos móveis design brasileiro
  • 6 designers brasileiros mais conhecidos
  • O que é tendência no design de mobiliário?

Vamos ao conteúdo?

Características dos móveis design brasileiro

O design de móveis brasileiro tem alguns pontos que o tornam único dentro do universo mobiliário.

A primeira característica está na formação dos designers. Por ter profissionais com formações de diferentes áreas, sendo arquitetura e arte as mais recorrentes, a riqueza das produções surge desse olhar mais amplo.

Inclusive, em meados do século XX, os desenhos de móveis também eram criados por arquitetos e engenheiros.

Apesar de ser uma grande referência mundial hoje, o design de mobiliário brasileiro só ganhou força a partir da “idade de ouro”, muito prevalecida pelo modernismo, iniciado em 1940.

Alguns anos mais tarde, com a chegada da ditadura militar, entre 1960 a 1980, a exportação de mobiliário era uma das atividades proibidas. É muito por conta disso, que alguns grandes nomes do design de móveis brasileiro não foram reconhecidos mundialmente. A boa notícia é que agora os ventos são outros e o Brasil tem conquistado cada vez mais espaço neste segmento.

Entre as características do mobiliário brasileiro, está a valorização do artesanato tradicional e o uso de materiais nativos do próprio país, como a madeira, por exemplo.

Essa ligação com a natureza, ponto forte do Brasil, está presente nos diversos formatos dos móveis, além das cores vivas e chamativas.

Vale ressaltar que alguns modelos ainda puxam para vertentes minimalistas, com formas mais orgânicas e geométricas, parecido com o estilo Bauhaus, mas a predominância está na valorização do que o país tem a mostrar.

Com toda essa riqueza, que tal conhecermos os principais nomes do mobiliário no Brasil? Siga a leitura e saiba quem são.

6 designers brasileiros mais conhecidos

Fizemos uma lista dos principais nomes do design de móveis brasileiro para te inspirar! Seja para quem trabalha ou irá trabalhar com design de mobiliário, ou para quem gosta de ter obras de arte feitas por meio do mobiliário em casa, essa lista pode ajudar (e muito!).

Veja abaixo o nome dos principais designers brasileiros.

Oscar Niemeyer 

Além de ser reconhecido pelas belíssimas construções arquitetônicas, Niemeyer também ganhou fama com o design de mobiliário.

Uma das suas obras mais famosas é a cadeira de balanço Rio, um verdadeiro navegar pelas ondas cariocas. 

Lina Bo Bardi

Naturalizada no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, foi uma arquiteta responsável por internacionalizar o design brasileiro.

Uma das suas obras mais conhecidas é a poltrona Bowl.

Os Irmãos Campana

Os irmãos, Humberto e Fernando Campana, criam verdadeiras obras de arte por meio do mobiliário. Sua linha disruptiva e inspiradora, causa grandes emoções em quem contempla sua obra.

O design de mobiliário mais conhecido dos irmãos é a poltrona Vermelha.

Zanini de Zanine

O carioca Zanini de Zanine é outra grande referência do design de mobiliário brasileiro. Sua principal característica é a utilização de madeira maciça.

A poltrona Abraço é uma das referências do Studio Zanini, empresa comandada pelo designer.

Ruy Ohtake

O paulistano Ruy Ohtake também trouxe grande representatividade para o design de mobiliário do Brasil. Sua principal marca era a sinuosidade, sempre trabalhando muito bem as curvas. Um dos seus grandes legados é a poltrona namoradeira.

Mauricio Arruda

Outra grande referência do design de mobiliário é Mauricio Arruda. Uma das suas peças mais conhecidas é o sofá baú.

VEJA TAMBÉM | A Elegância dos Móveis Outdoor de Alto Padrão

O que é tendência no design de mobiliário?

Com tantas referências clássicas do design de mobiliário brasileiro, não podemos esquecer das tendências. Pensando nisso, separamos algumas peças comercializadas pela Ton Sur Ton, empresa curitibana de móveis de alto padrão, que podem ser um excelente guia para isso.

Certamente, o design de mobiliário encontrado nas marcas Natuzzi e Tidelli são grandes nortes para o setor, visando o próximo ano.

Confira abaixo um compilado de produtos!

Quer mais sugestões como essa? Visite o showroom de Ton Sur Ton em Curitiba. Lá é possível sentir a textura dos móveis e, para além disso, aproveitar algumas ambientações, deixando cada vez mais claro como o seu novo móvel pode ser aplicado em diversos espaços.

Conheça os produtos e designers da Ton Sur Ton ao entrar no site. Explore suas versões 2D e 3D para criar novas ideias. Clique aqui e saiba mais.