Sofas Minimalistas TST
O sofá minimalista carrega traços do próprio movimento.| Foto: Ton Sur Ton
  • Por Ton Sur Ton
  • 14/03/2024 10:30

Os sofás minimalistas têm ganhado cada vez mais espaço no mundo do mobiliário. Sua presença no ambiente traz marcas de sofisticação e elegância, ao mesmo tempo que oferece conforto aos moradores e visitantes.

Como são muitos modelos no mercado, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender o conceito e como ele pode ser aplicado na sua casa. Além disso, separamos uma lista de sofás minimalistas para te apresentar.

Antes de irmos ao conteúdo, vale a pena recordar que você encontra materiais sobre decoração e móveis no canal da Ton Sur Ton, na Gazeta do Povo. Basta clicar aqui e imergir no mundo dos mobiliários de alto padrão.

Para saber mais sobre sofás minimalistas, continue a leitura.

Sofá minimalista: o que é e quais as principais características

O sofá minimalista segue as principais características do movimento que o nomeia.

Apesar de também estar presente nos móveis, o minimalismo ultrapassa a linha de produtos. Ele pode ser considerado um estilo de vida, em que o ideal é viver com o mínimo necessário. Vem daí o famoso “menos é mais”.

Na linha histórica, a escola alemã Bauhaus foi a precursora das ideias minimalistas. Afinal, a instituição fundada por Weimar, em 1919, visava a união entre beleza e funcionalidade.

No mobiliário sua presença é marcante, pois mantém traços lineares, cores neutras e design clean. A percepção de um móvel minimalista é rápida, por isso o sucesso mundo afora.

Móveis minimalistas tendem a complementar o ambiente com elegância e requinte, além de serem funcionais e práticos.

Caso você queira aprofundar seus conhecimentos sobre o movimento e entender a fundo como ele influenciou a criação dos móveis, basta acessar o conteúdo “Minimalismo: Desapego, Estilo e Sofisticação”. Ele está disponível aqui.

De modo mais prático, quando segmentamos o assunto apenas para sofás minimalistas, é comum vermos produtos nas cores off-white, branco ou bege.

Os mais encontrados são sofás para duas ou três pessoas, já visando a otimização do espaço. Entretanto, isso não significa que sofás maiores fiquem de fora dessa vertente.

Outro item muito comum e que é claramente uma ideia minimalista, são os sofás sem braços.

Em contrapartida, há produções que prezam pelas formas geométricas bem delimitadas - outra característica do minimalismo. Nesse caso, sofás retangulares com bordas bem definidas são a melhor pedida.

Que tal entendermos na prática como os sofás minimalistas estão sendo pensados hoje?

Acompanhe no próximo tópico, uma seleção de sofás minimalistas da Ton Sur Ton, empresa especializada em mobiliário de alto padrão.

Sofá minimalista moderno: 5 inspirações

Os sofás selecionados abaixo são de variadas cores e formatos. Com isso, a ideia é mostrar como o minimalismo carrega formas diferenciadas e, mais ainda, como eles podem ser aplicados dentro da sua casa.

Veja mais ao longo da leitura.

Sofá Sophy

Esse sofá caracteriza-se como minimalista tanto pela cor neutra, quanto pelo formato utilizado.

Outra diferenciação é o cuidado com o meio ambiente. Por contar com enchimento de poliuretano não tóxico, não agride a natureza e ainda entrega bem-estar aos moradores e visitantes.

Ao combinar precisão e conforto, a peça pensada por Natuzzi Design Studio alinha beleza e funcionalidade - exatamente como as premissas do “menos é mais”.

Sofá Sahara

A criação de Luciano Mandelli também pode ser considerada um sofá minimalista.

À primeira vista é perceptível que o móvel não contém braços, uma característica relevante do movimento. Sua cor e formato também entregam as influências sofridas por essa criação.

O nome é algo característico. A peça teve como inspiração o movimento das dunas do deserto do Sahara.

Sofá Splash

Inspirado no movimento das águas, o sofá splash é criação do designer Enrique Martí.

Os braços curvados e a unicidade da peça fazem com que esse sofá também esteja dentro das influências minimalistas. As linhas e o volume simples se unem perfeitamente na criação dessa produção.

Sofá Infinito

Essa peça do designer Marcantonio é de encher os olhos.

Seu formato inspirado no símbolo do infinito traduz como o minimalismo não tem uma regra a ser seguida. Como os produtores mesmo descrevem, esse sofá é a “poesia do desenho”.

Formato curvilíneo, funcionalidade e beleza são elementos que remetem a esse sofá, os quais, inclusive, também fazem parte do movimento minimalista.

Sofá Skyline

Produzido pelo designer Marcel Wanders, o sofá skyline remete a elegância, conforto e funcionalidade.

Por ter a presença desses três itens, já poderia ser classificado como minimalista. Mas ele ainda vai além!

Seu formato sem braços permite infinitas configurações graças à produção modulada da peça. Além disso, seu estofamento é refinado e está disponível em mais de 200 cores.

Gostou das produções e quer conhecer de perto os sofás minimalistas disponíveis na Ton Sur Ton? Visite o showroom e encante-se com os móveis de alto padrão. Clique aqui e veja mais no site.