| Foto: Freepik
  • Por Vina
  • 03/11/2020 10:45
Ouça este conteúdo

Quando se pensa em comida japonesa, o que vem à sua mente? Apesar de ter uma enorme variedade, no Brasil o prato mais popular da culinária do Japão definitivamente é o sushi. Mas você sabia que essa delícia não foi inventada lá?

O sushi é um prato milenar e surgiu primeiro nos países do sudeste asiático, na região próxima da Malásia e Tailândia. E então foi para a China, por volta do ano 200 a.C. No Japão, as primeiras evidências dessa iguaria foram registradas no ano 700 d.C.

Quer entender mais a origem desse alimento? Então continue lendo que vamos falar um pouquinho mais sobre essa história.

Acompanhe!

Como surgiu

Assim como muitos pratos ao redor do mundo, o sushi também foi inventado meio que por acaso. No século IV a.C., os asiáticos usavam arroz cozido para enrolar os peixes e, por meio da fermentação do cereal, conseguir mantê-los bem conservados.

Ao longo dos anos, a técnica foi sofrendo modificações até chegar ao Japão. Lá, no século VII, os japoneses passaram a usar pedras para prensar o peixe cru e o arroz. E então, com o decorrer do tempo, as pessoas passaram a consumir o peixe dessa maneira, temperando-o apenas com molho shoyu.

Inclusive, o primeiro sushi tal qual conhecemos hoje é do século XV e tinha o seguinte nome: Nama Nare zushi. Já no século XVII, o arroz passou a ser incrementado com vinagre. Daí, depois de mais uns bons anos, no século XX, o prato se popularizou no ocidente, principalmente nos Estados Unidos, berço da criação do famoso California Roll.

E por falar em popularização, você já parou para pensar nos tipos de sushi e nos sabores que o Brasil possui? Pois nós trataremos disso já, já.

Os tipos de sushi

Existem, no mínimo, uns 6 tipos de sushi pelo mundo afora. Porém, aqui em terras tupiniquins, dois deles caíram nas graças do público: o Niguirizushi e o Makizushi.

O Niguiri é aquele famoso bolinho de arroz alongado que é coberto por uma fatia de peixe, polvo ou camarão. Já o Makizushi é aquele sushi enrolado em forma de cilindro sobre uma esteira apropriada. Ele tem três tipos principais: futomaki, hossomaki e uramaki. Todos levam arroz e outros recheios enrolados em uma folha de alga desidratada, também conhecida como nori.

Quanto aos ingredientes que podem compor o recheio, tudo é possível 一 pelo menos Brasil. Por aqui, você encontra desde os tradicionais, feitos com salmão, pepino ou atum, até os mais inusitados, como de nutella, banana, morango ou queijo com goiabada.

Dizem por aí que os japoneses têm pavor dessas nossas misturas. Mas, cá entre nós, o nosso toque brasileiro é um charme à parte nos rodízios de sushi!

Peça o seu sushi no Vina

Sempre pensando em entregar o melhor da gastronomia a você, o Vina tem uma categoria de restaurantes japoneses de dar água na boca!

Então, que tal pedir um combinado no capricho e apreciar o melhor do oriente direto no conforto de sua casa? Em nosso site ou aplicativo (disponível para iOS e Android), você encontra os seguintes restaurantes:

  • Nuu Nikkei;
  • Shanghai Sushi House;
  • Akaryu Comida Oriental;
  • Oka Culinária Oriental;
  • Villa Gastromix-Xis Dos Pampas/Zen Sushi

Arigatou e sayonara!