Desde 2018, todos os carros elétricos e híbridos passaram a ter descontos no Imposto sobre Produto Industrializado.
Desde 2018, todos os carros elétricos e híbridos passaram a ter descontos no Imposto sobre Produto Industrializado.| Foto: Shutterstock
  • Por Zacarias Chevrolet
  • 07/12/2021 13:41

Para muitos motoristas, a ideia de ter um carro elétrico pode parecer ainda muito nova. Afinal, mesmo que essa tecnologia já exista há alguns anos, ela ainda está se popularizando no Brasil.

E essa tendência deve seguir: com todos os problemas que o mundo está enfrentando em decorrência do aquecimento global, as pessoas, principalmente as mais jovens, estão questionando o uso de combustíveis fósseis e buscando outras formas de se locomover.

Esse contexto pode ser visto através do estudo da consultoria KPMG, que ouviu consumidores e executivos da indústria automotiva: 89,7% dos motoristas querem ter modelos de carros elétricos como opção de compra. Ou seja, a grande maioria já dá valor para esse tipo de veículo e está buscando repensar o seu impacto no planeta.

De fato, as empresas estão ouvindo o mercado e querendo suprir essa demanda focando cada vez mais em desenvolvimento tecnológico para tornar esses veículos cada vez mais acessíveis.

Para você que está planejando esse investimento, é importante entender como funciona um carro elétrico, quais são as suas vantagens e como ele pode melhorar a sua rotina. Confira:

Como funciona o carro elétrico?

Quatro componentes básicos compõem os carros elétricos: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.

Todos eles trabalham em conjunto para fazer com que o veículo se mova sem precisar de combustíveis fósseis: a bateria armazena energia, o inversor converte a eletricidade e leva ela para o motor que faz o veículo se locomover. Assim, ao invés de abastecer normalmente, você vai precisar apenas carregar o seu veículo na tomada para poder dirigir tranquilamente.

Com essa tecnologia, é possível realizar uma tarefa rotineira de forma mais sustentável, inteligente e autônoma. Afinal, com os modelos de hoje em dia, é possível andar mais de 300 km sem precisar carregar a bateria. Além disso, eles oferecem o que tem de mais moderno em tecnologia de segurança e conforto.

Bom para o planeta e para o seu bolso

Para saber o básico sobre como funciona o carro elétrico, é importante entender também que o carregamento do veículo é feito através de tomadas residenciais de 120V a 220V. Ou seja: você não precisa se preocupar em ir ao posto de gasolina, e nem com o seu preço. E, apesar desse carregamento ser geralmente um pouco demorado, hoje já existem aparelhos feitos para tornar todo o processo mais agilizado.

Além disso, a partir de 2018, todos os carros elétricos e híbridos passaram a ter descontos no Imposto sobre Produto Industrializado para que as suas vendas fossem incentivadas. Portanto, esse mercado tende a crescer cada vez mais!

Conheça o carro 100% elétrico da Chevrolet

Nas Concessionárias Zacarias você encontra o Bolt EV, um carro elétrico que se adapta perfeitamente às exigências da sua rotina.

Desenvolvido pela Chevrolet, referência em tecnologia no setor, esse modelo é perfeito para quem quer descobrir novos caminhos aproveitando os mais avançados recursos de tecnologia e segurança. Este carro tem:

  • 416 km de autonomia;
  • 8 anos de garantia na bateria;
  • performance aceleração de 0-100 km/h em 7,3s.

Além disso, o motorista aproveita um amplo e confortável espaço interno e um design arrojado e moderno. Clique e conheça melhor o Bol EV.