• Carregando...
Lydia Tár, vivida pela atriz Cate Blanchett, assedia uma das instrumentistas de sua orquestra
Lydia Tár, vivida pela atriz Cate Blanchett, assedia uma das instrumentistas de sua orquestra| Foto: Divulgação Sky

Um dos filmes mais falados do Oscar é Maestro. Dirigido e interpretado pelo ator Bradley Cooper, que havia também dirigido e estrelado a refilmagem de Nasce uma Estrela (2018), com Lady Gaga, Maestro conta a história do conturbado relacionamento entre o regente norte-americano Leonard Bernstein e a esposa, Felicia Montealegre (interpretada por Carey Mulligan). O filme recebeu críticas entusiasmadas e levou sete indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Ator (Bradley Cooper), Atriz (Carey Mulligan) e Roteiro Original.

Longe de ser um filme ruim, Maestro não pode ser comparado, em termos de qualidade, a outro filme recente que também gira em torno do mundo da música erudita. Estamos falando de Tár, dirigido em 2022 pelo norte-americano Todd Field e estrelado pela magnífica Cate Blanchett.

Naquele ano, o filme de Field foi o mais votado como “melhor do ano” por críticos dos Estados Unidos e Europa. No último Oscar, recebeu seis indicações, incluindo as de Melhor Filme, Diretor, Atriz e Roteiro Original, mas saiu de mãos abanando. E a culpa foi do furacão Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, um besteirol sobre multiversos que levou nada menos do que sete estatuetas, numa das maiores avacalhações da história do Oscar. Tár foi esnobado, mas permanece como um dos filmes mais intrigantes e geniais dos últimos tempos. Todd Field, que dirigiu os ótimos Entre Quatro Paredes (2001) e Pecados Íntimos (2006), fez o mais radical filme norte-americano produzido por um grande estúdio em muito tempo.

No filme, Cate Blanchett é Lydia Tár, uma pianista, compositora e regente da Filarmônica de Berlim. Lydia se prepara para gravar a Quinta Sinfonia de Mahler e está lançando um livro, Tár on Tár. Em meio a esses dois eventos importantes, Lydia começa a ser importunada por recados misteriosos de uma antiga aluna, enquanto tem de lidar com o ciúme da esposa, Sharon, que é a primeira violinista da Filarmônica a perceber o interesse de Lydia por uma jovem violoncelista russa que acaba de entrar na orquestra.

Intrigas e ciúmes

O que Todd Field faz com o roteiro de Tár é jogar o espectador de cabeça na elite do mundo das orquestras. Acompanhamos Lydia em reuniões com financiadores, ensaios com seus músicos e aulas que ela ministra na prestigiosa escola Juilliard, e em nenhum momento o roteiro perde tempo explicando nada. Alguns diálogos são difíceis de entender completamente, porque Lydia e seus interlocutores falam como pessoas de verdade devem falar nesses círculos.

Uma conversa com outro regente, a quem Lydia substituiu na Filarmônica de Berlim, é reveladora do universo de pequenas intrigas e ciúmes que, descobrimos, também se faz presente nesse meio. É notável como Field explora, ao longo da história de Lydia, temas tão atuais como o culto a celebridades, o linchamento virtual, o cancelamento e as discussões de gênero. Há uma sequência simplesmente antológica de uma discussão com um aluno sobre a suposta “misoginia” de J.S. Bach.

Além de brilhantemente escrito, o filme é de uma beleza visual intoxicante. As cenas de ensaios e apresentações da orquestra são lindas, assim como toda a concepção visual do filme, incluindo o apartamento de Lydia e Sharon. E Cate Blanchett? Melhor atriz do mundo nos últimos 20 anos? Teria meu voto.

Enfim, Tár é um deleite para quem gosta de filmes ousados e desafiadores. Não é à toa que Martin Scorsese disse o seguinte sobre o filme: “Por muito tempo, muitos de nós assistimos a filmes que praticamente nos informam para onde estão indo. Eles nos pegam pela mão e, mesmo que às vezes seja perturbador, nos confortam ao longo do caminho de que tudo ficará bem no final. Isso é insidioso, pois alguém pode se deixar levar por isso e, por fim, se acostumar com isso, levando aqueles que experimentaram o cinema no passado – e o consideram muito mais do que isso – a se tornarem desesperados com o futuro da arte cinematográfica, especialmente para as gerações mais jovens (...) As nuvens se dissiparam quando vi Tár. O que você fez, Todd, é que a própria estrutura do filme que você criou não permite isso. (...) Você faz com que existamos na cabeça dela. A gente vive só pela percepção dela. O mundo é ela. Tempo, cronologia e espaço tornam-se a música pela qual ela vive. E não sabemos para onde o filme está indo, apenas seguimos a personagem em sua estranha e perturbadora estrada até seu destino final, ainda mais estranho.”

Tár está disponível em streaming no Globoplay e para locação na Claro Video, Apple TV, Google Play e Amazon.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]