• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A pouco mais de uma semana para o fim do verão, Curitiba teve poucos dias tão escaldantes quanto esta segunda-feira (12) e o último domingo (11) — ambos com termômetros passando dos 30ºC. Por isso, o comércio da região do Centro estendeu um pouco mais as promoções da coleção passada, mesmo que os produtos de outono já estejam chegando aos estoques. Para lidar com o tempo louco da capital, algumas lojas optam por fazer um vai e vem do estoque para as vitrines, dependendo da temperatura do dia. Em vários comércios, porém, é possível encontrar casacos e biquínis dividindo a mesma vitrine.

Veja também: Feiras de Páscoa de Curitiba começam nesta semana

“Tem que ter de tudo um pouco em estoque porque, mesmo sendo março, muita gente ainda está aproveitando pra comprar calçados de verão”, avalia Raquel Alqueire, gerente de uma loja no Centro de Curitiba. Segundo a gerente, os produtos para calor estão com promoções muito boas porque as vendas da estação foram fracas e ainda não deram conta de limpar os estoques. “Agora em março é que está melhorando um pouco mais, ainda mais nesses dias de calor. As pessoas ficam mais animadas e acabam comprando”, conta.

Tirar e colocar do estoque para as araras todos os dias acaba dando mais trabalho para os lojistas, mas vale a pena para a maioria. “O público entra na loja para ver o produto de verão, por causa do preço bom e do calor lá fora, mas quando encontra peças de outono já aproveita para levar também”, explica a vendedora Samanta Maciel Pereira, funcionária de uma loja de roupas na rua XV de Novembro.

O movimento no comércio ainda sofre com a crise econômica brasileira dos últimos dois anos, na opinião de Vilmar Frare, proprietário de um estabelecimento na região central. O tempo quente ajuda a driblar o cenário fazendo com que mais pessoas saiam de casa, além de aumentar o interesse do público pelos produtos de verão acumulados. “Só nessa segunda chegou o verão que estamos esperando há meses”, brinca Frare.

Só olhando

Apesar do aumento no movimento com o calor, algumas lojas ainda enfrentam uma situação que tem sido frequente nos últimos anos: muitas pessoas entram nos comércios, olham os produtos, mas poucas realmente compram. “Nós estamos segurando as promoções de verão, deixando vários produtos a preço de custo. Mas ainda parece que o consumidor de Curitiba está com um pouco de medo de gastar”, analisa Rubia da Silva, vendedora que uma loja de calçados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]