• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A pouco mais de uma semana para a chegada do verão, Curitiba tem um dia com cara de inverno. No amanhecer desta terça-feira (12), os termômetros marcaram 13,8°C na cidade, chegando a 15°C por volta do meio-dia. A perspectiva é de que o cenário não mude em quase nada durante o restante do dia e, calor mesmo, só a partir de quinta-feira (14).

Leia também: Rio Belém recebe mutirão para retirada de lixo

Na região central, a mudança brusca no tempo criou um contraste com os últimos dias, quando a temperatura chegou perto da casa dos 30°C na capital. Na Rua XV, vestidos e bermudas foram substituídos por agasalhos e casacos. Quem esperava começar o mês de dezembro com sorvetes, teve que se sustentar com guarda-chuvas que foram postos a uso por causa da garoa fina que cai desde cedo.

A culpa de tudo é um sistema de alta pressão concentrado no Uruguai que fortalece a circulação dos ventos do Oceano em direção ao continente e que mantém o tempo fechado no Paraná desde o Litoral até a região dos Campos Gerais. Apesar de estar em deslocamento, o sistema ainda deve persistir nesta terça.

“Se em algum período diminui a nebulosidade e abrir um pouco de sol, a temperatura pode aumentar um pouco mais. Mas, de qualquer maneira, o que deve predominar mais é tempo encoberto e temperaturas bem mais amenas do que dos últimos dias”, explica o meteorologista do Simepar Tarcízio Valentim da Costa.

Calor volta com tudo

Para quem gosta de calor, a boa notícia é que esse inverno fora de época vai embora logo. Já nesta quarta (13), o sistema se afasta em direção ao oceano e diminui a nebulosidade. Por isso, os termômetros se recuperam e batem 26°C na capital. Já na quinta o calor volta com tudo e alcança os 30°C em Curitiba e em Ponta Grossa e 27°C em Matinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]