• Carregando...
O novo padrão de postes possui 22 metros de altura e nove pontos de suporte para cabos de alta tensão | Anielen Nascimento/Gazeta do Povo
O novo padrão de postes possui 22 metros de altura e nove pontos de suporte para cabos de alta tensão| Foto: Anielen Nascimento/Gazeta do Povo

Seis postes gigantes com nove pontos de suporte para cabos foram instalados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) no bairro Água Verde, em Curitiba. De acordo com a empresa, as “superestruturas” correspondem a “um novo padrão de postes” e equivalem às tradicionais torres de transmissão, distribuindo energia em alta tensão. Realizada em um trecho de 400 metros nas ruas Petit Carneiro e Avenida Água Verde durante todo o mês de agosto, a instalação deixou muita gente curiosa.

Leia também: Gravação de comercial bloqueia trânsito na Barão do Rio Branco até quarta-feira

“Não sei se esse poste tem alguma finalidade diferente, mas achei muito bom porque os cabos ficam bem organizados”, comentou um morador. “Será que vão fazer todos os postes assim?”, questionou outra curitibana que passava pela região.

Ainda que pareçam maiores que os antigos, os novos postes possuem os mesmos 22 metros, mas chamaram a atenção ao substituírem seis postes convencionais com apenas cinco pontos de suporte. Ainda de acordo com a Copel, os novos postes compartilharão seus 69 mil volts (kV) com um novo circuito na mesma classe de tensão que conectará as subestações Batel e Capanema.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Esse novo circuito será transferido da Avenida das Torres assim que a linha atual for substituída por um circuito subterrâneo de 230 kV.

A companhia anunciou em março de 2016 que enterraria os cabos de alta tensão que passam pela Avenida Comendador Franco, o que implicaria na retirada das torres que deram apelido à via – a famosa Avenida das Torres, que liga Curitiba à vizinha São José dos Pinhais. A obra terá um custo de R$ 157 milhões, e deve iniciar em meados de outubro.

Enquanto a obra não iniciar, os novos postes no Água Verde permanecem inutilizados, aguardando serem energizados pela Copel.

A empresa também informa que não há previsão de instalação de novas estruturas como essas em outros bairros de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]