• Carregando...
Agências da Caixa estarão abertas das 9h às 15h neste sábado para atender os trabalhadores a sacar o FGTS. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Agências da Caixa estarão abertas das 9h às 15h neste sábado para atender os trabalhadores a sacar o FGTS.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A Polícia Militar (PM) vai reforçar o patrulhamento em Curitiba neste sábado (8), dia da segunda fase do saque das contas inativas do Funda de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) nas agências da Caixa Econômica Federal. Dessa vez os beneficiados serão as pessoas nascidas em março, abril e maio - confira a lista das agências da Caixa que atenderão ao público.

A partir do período da manhã, haverá concentração maior de policiais perto de agências na área central. A operação terá reforço no policiamento com motocicletas e de bases móveis de policiamento comunitário. Nestas unidades, será possível pedir orientações e auxílio em casos de assalto ou atitudes suspeitas. Os saques poderão ser feitos nas agências Caixa das 9h às 15h.

Para não ser alvos de bandidos, a PM dá algumas dicas para o beneficiário do FGTS. As orientações servem para antes, durante e depois dos saques.

Uma das recomendações é não divulgar para várias pessoas a ida ao banco. Isso ajuda a evitar que a informação chegue a ouvidos mal-intencionados. Além disso, uma vez no banco, o cidadão deve ficar atento a pessoas e atitudes suspeitas. “Se observar situação irregular, avise a segurança. Também evite sair da agência com envelopes bancários ou malotes, o que indica conteúdo interno”, pontua o porta-voz da PM, o tenente Rafael Bittencourt.

O policial orienta ainda a não contar dinheiro na frente de outras pessoas nem a deixar quantias à mostra ao sair do banco. O ideal é que os valores sejam transportados discretamente e jamais voltados para a parte de trás do corpo, seja em bolsas ou bolsos. “Uma opção é, sempre que possível, usar o cartão para transferir para uma outra conta da própria pessoa”, observa o tenente.

Trabalhadores que possuem valores acima de R$ 4.999 nas contas inativas e querem transferir essa quantia para uma conta de outro banco só podem fazer isso via Transferência Eletrônica Disponível (TED), serviço que não estará disponível no sábado. É que o TED só pode ser feito se as duas instituições bancárias, a de origem e a de destino, estiverem funcionando, o que não vai acontecer no sábado.

Ao sair da agência, também é importante observar quem está ao redor. A cautela deve ser mantida ao usar o transporte público ou entrar no carro. “Tem que cuidar com quem está perto, não deixar dinheiro à mostra no carro, como no banco do passageiro”, completa Bittencourt.

Caso alguém em atitude suspeita seja visto dentro ou fora do banco, a PM deve ser acionada imediatamente pelo telefone 190.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]