• Carregando...
 | Atila AlbertiI/Tribuna do Parana
| Foto: Atila AlbertiI/Tribuna do Parana

Apesar de mais de 1 tonelada de carne roubada ter sido apreendida pela Polícia Civil em uma churrascaria na manhã da última quarta-feira (25), em Curitiba, a Vigilância Sanitária de Curitiba determinou que o restaurante pode continuar funcionando normalmente. De acordo com o órgão, uma nova fiscalização foi realizada na churrascaria La Ventura após o flagrante e a prisão de três pessoas, mas não identificou nenhuma irregularidade sanitária.

Carne apreendida em operação é devolvida para o proprietário

A carne foi encontrada enquanto era descarregada de uma van sem qualquer tipo de refrigeração, como é obrigatório para esse tipo de produto. As imagens divulgadas pela polícia chamam a atenção exatamente pela condição com que o alimento estava disposto dentro do veículo.

No entanto, dentro do espaço do restaurante, a Vigilância Sanitária disse não ter encontrado nada fora do padrão. O órgão explica que, após a apreensão feita pela Polícia Civil, uma nova inspeção foi feita e encontrou condições sanitárias e dos produtos sob refrigeração dentro das normas, “o que possibilita que o estabelecimento siga funcionando normalmente”. A licença da empresa foi renovada há cerca de três meses.

Saiba o que a churrascaria disse sobre a operação da Polícia Civil

Fiscalização

E, mesmo com a repercussão do caso, a Vigilância explica que não deve alterar sua rotina de fiscalizações nesse tipo de estabelecimento, visto que já realiza inspeções constantes. “Cabe à Vigilância verificar as condições de higiene do local, os procedimentos relacionados a manipulação de alimentos, estrutura física do local e a regularidade dos produtos de alimentícios adquiridos”, afirma o órgão em nota. “É de responsabilidade dos proprietários dos estabelecimentos inspecionados a garantia de que o local e os alimentos adquiridos estejam regulares”.

Essa não foi a primeira vez que uma grande quantidade de carne foi apreendida em uma churrascaria de Curitiba. Em junho, o dono de outro restaurante foi preso no bairro Pinheirinho enquanto recebia quatro toneladas de frango e embutidos roubados.

Carne devolvida

Segundo a Polícia Civil, os alimentos apreendidos durante a Operação Bom Apetite foram devolvidos para a empresa proprietária da carga, cujo carregamento de 3,7 t de carne foi roubado na última quinta-feira (19).

De acordo com o delegado-titular da Delegacia de Furtos e Roubo de Cargas (DFRC), Ademair da Cruz Braga Junior, a carne foi entregue para que o proprietário dê o destino que achar melhor. Para ele, no entanto, o ideal é que o produto seja descartado. “É o mínimo do bom senso. A carga foi roubada na quinta e encontrada na quarta. É quase uma semana sem saber as condições de armazenamento”, aponta.

Além disso, uma amostra foi separada e deve ser encaminhada para análise para saber se o produto entregue na churrascaria estava ou não em condições para ser consumida.

O que diz a churrascaria

“A direção da Churrascaria La Ventura informa que o proprietário não estava em Curitiba no momento da ação policial, que o gerente foi encaminhado ate a delegacia para assinar os termos da referida ação, que não tem conhecimento de que práticas como essas denunciadas ocorram em seu estabelecimento.

A carga estava sendo descarregada e se constatada qualquer irregularidade na NF ou na qualidade da carne ela seria devolvida com toda certeza.

Nada foi pego dentro de nosso deposito ou em nossas câmeras frias.

Salienta ainda que a churrascaria não foi fechada, que está atendendo normalmente.

Que possuem todos os alvarás e liberações exigidos pelos órgãos competentes.

Reitera ainda que é o maior interessado em que o caso se esclareça de forma rápida, por isso está comprometido em colaborar com todas as informações necessárias às investigações, principalmente em respeito aos clientes que há anos confiam no trabalho da La Ventura.

Esclarecemos ainda que estamos atendendo normalmente, de segunda a segunda almoço e jantar, inclusive no jantar de hoje”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]