• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quem caminha pelas ruas de Curitiba deve ter estranhado o fato de que somente agora, quase na metade do outono, é que as folhas e flores começaram a cair das árvores, deixando o chão das ruas da capital bem mais colorido. Estamos a pouco mais de um mês do fim da estação e parece que somente agora as plantas lembraram que é época de se preparar para a chegada do inverno. No entanto, apesar da aparente demora, a queda das folhas está dentro do tempo considerado normal.

GALERIA: Veja imagens do outono em Curitiba

O biólogo José Tadeu Motta, do Jardim Botânico de Curitiba, explica que o fenômeno da queda das flores e das folhas é um reflexo natural das plantas, que estão se preparando para a virada da estação. “Elas percebem que a quantidade de luz vai diminuindo ao longo dia, as temperaturas começam a baixar e a necessidade de armazenar energia para a época de frio vai aflorando. Isso acontece da metade do outono em diante, porque o início da estação ainda tem resquícios do calor do fim do verão”, aponta.

Leia também: “A rua do outono”: saiba como as árvores da canaleta do Mossunguê ficaram famosas

Segundo Motta, esse tipo de comportamento das plantas é mais comum nas florestas de clima temperado, por causa da diferenciação de temperatura bem acentuada entre verão e inverno. As plantas sentem que o frio se aproxima e precisam armazenar energia. “O outono é a estação intermediária para as plantas. Nessa época, a produção de clorofila diminui e elas iniciam a liberação de ácidos que impedem a circulação de nutrientes em suas extremidades. Por isso as folhas caem e a cor verde vai deixando de predominar, trazendo o colorido diferente que as pessoas costumam admirar”, explica o biólogo, ressaltando que a velocidade da queda das folhas depende de cada espécie. “Pode acontecer de uma vez só ou levar toda a metade do outono”.

Veja também: Pais temem que prédio de escola desabe; prefeitura promete revitalização

Em Curitiba, o biólogo diz que poucas espécies perdem todas as folhas ou flores por causa do tipo de floresta predominante na região, que é mais perene. No entanto, no caso do Ipê — espécie que se destaca pelo colorido —, praticamente todas as folhas caem, mas voltam a aparecer a partir do fim do inverno. É o mesmo caso das espécies exóticas da famosa “rua do outono” do Mossunguê. A Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, um dos cenários de fotos mais procurados no outono em Curitiba, deve ficar com todas as suas árvores sem folhas até o fim da estação.

Considerando que o outono 2018 vai até o dia 21 de junho, ainda dá tempo de aproveitar a paisagem e tirar belas fotos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]