i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Pandemia

Bancos e lotéricas “resistem” como locais de aglomeração em Curitiba

  • PorAlex Silveira
  • Tribuna do Paraná
  • 14/04/2020 10:56
Fila de banco em Curitiba durante a pandemia
Fila de banco em Curitiba durante a pandemia| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

Em pouco mais de um mês da pandemia de coronavírus em Curitiba, a Guarda Municipal (GM) já fez 355 orientações para a população evitar aglomerações nas ruas e espaços públicos, como parques e praças. De acordo com a corporação, cujos agentes estão trabalhando de máscaras, em muitos casos há resistência dos cidadãos. Principalmente nas filas de bancos e lotéricas.

No entorno de bancos e lotéricas, grandes filas têm se formado do lado de fora, já que o acesso de clientes no interior das agências está limitado. Somado a isso, há o grande movimento de pessoas comum no começo do mês, para pagar contas e receber benefícios, junto com as pessoas que estão buscando o auxílio de R$ 600 do governo federal durante a pandemia.

Por causa disso, semana passada a Guarda Municipal reforçou o aviso sonoro no entorno dos bancos. Na mensagem transmitida pelas viaturas vai o alerta para as pessoas manterem a distância mínima de 1,5 m entre umas e outras. “As pessoas não querem deixar a fila espaçada com medo de alguém chegar e entrar na frente delas. Nesse caso, tem que insistir um pouco até todos compreenderem”, aponta o inspetor da GM Carlos Celso dos Santos Jr.

Os guardas municipais também têm orientado a população pela cidade toda com abordagens diretas, principalmente nos parques.

“Fomos intensificando e aprimorando as abordagens e orientações ao longo das semanas. No geral, as pessoas compreendem o nosso pedido para o isolamento”, afirma Celso dos Santos.

Apelos

Ainda segundo a GM, só em março, desde que o isolamento começou, a GM fez 185 orientações. Em abril, até a manhã desta segunda-feira (13), foram 170. Equipes de guardas também já gravaram vídeos com mensagens de apelo para quem pode ficar em casa, só saindo quando houver extrema necessidade e pelo tempo mais breve possível.

“Em um primeiro momento, foram gravadas mensagens específicas para serem transmitidas em praças e parques. Agora, nesta semana, com os pagamentos, o que sai dos avisos sonoros também menciona a necessidade de manter a distância nas filas, principalmente em bancos e casa lotéricas”, explica o inspetor.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e agentes da Superintendência de Trânsito também atuam nas ruas e locais públicos para dar orientações aos cidadãos.

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zenão

    ± 8 horas

    quer o que do povão? e os jornalistas sem máscaras; pessoal trabalhando amontoados nos estúdios (fundos dos telejornais); deixem de ser hipócritas; fácil apontar!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Dias

      ± 8 horas

      É ridículo; e ainda sobrou para os bancos "malvadões" resolver o problema com faixinhas no chão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.