• Carregando...
 | Topo Leilões/Divulgação
| Foto: Topo Leilões/Divulgação

Bens que pertenceram a pessoas presas por tráfico de drogas vão a leilão a partir da próxima quinta-feira (16). Serão dois pregões referentes a apreensões feitas em duas operações diferentes realizadas pela Polícia Federal – Operação Spectrum e Operação Enigma. Entre os itens que podem ser arrematados por valores abaixo do mercado estão carros e relógios de luxo, como uma BMW X6 e um Rolex, além de joias, bolsas de marca e garrafas de vinho. O leilão foi determinado pela 23.ª Vara Federal de Curitiba e os lances podem ser feitos pela internet. Os veículos apreendidos estão no pátio da Polícia Federal, no bairro Hauer, na capital.

No primeiro leilão, relacionado à Operação Spectrum, poderão ser adquiridas quase trinta garrafas de vinhos renomados e bolsas femininas da Louis Vuitton e Salvatore Ferragamo que pertenciam a Luiz Carlos da Rocha, conhecido como Cabeça Branca, um dos maiores traficantes da América Latina, que foi preso na Operação Spectrum, em julho de 2017.

Leia também: Golpe do falso médico faz vítimas em hospitais de Curitiba

O leilão dos bens do traficante Cabeça Branca ocorre em duas datas pela internet. A primeira será na quinta-feira (16) e a outra na semana seguinte, também numa quinta (23) – só haverá o segundo pregão do dia 23 caso os bens não tenham sido todos vendidos no primeiro. A abertura do leilão pela internet será às 10h. Para participar, os interessados deverão ofertar lances exclusivamente pela internet no site topoleiloes.com.br, desde que previamente cadastrados no prazo de até 24 horas antes do início da data agendada.

Além do valor abaixo do mercado, a Justiça Federal autorizou que os lances possam iniciar 60% abaixo dos valores estipulados para os itens já no primeiro leilão de quinta-feira (16). Isso geralmente ocorre a partir do segundo leilão, mas a medida foi tomada porque nem todos os bens do traficante foram vendidos em um outro leilão que aconteceu em setembro de 2017.

Na Operação Spectrum, Luiz Carlos da Rocha foi preso pela Polícia Federal em 1.º de julho de 2017, em Sorriso (MT). Na época, ele era o traficante mais procurado do país e um dos mais pela Interpol na América Latina. Ele era um dos barões da droga ainda em liberdade no país, com condenações judiciais que somavam mais de 50 anos de prisão.

Leilão da Operação Enigma

Já o leilão da Operação Enigma inclui a venda dos bens apreendidos de vários traficantes presos. A vantagem concedida pela Justiça partirá do lance mínimo de 80% da avaliação e possibilidade de parcelamento da compra em até dez vezes. Estarão à venda relógios das marcas Bulova, Montblanc, Armani, Invicta, Diesel e Rolex – alguns desses com 75% em ouro –, joias em ouro e prata, uma Land Rover Range Rover Sport 2015/2016, uma BMW X6 M 2015/2016 e um Jet Ski SeaDoo GTI 90 2016/2017. Os carros estão disponíveis para visitação no pátio da Polícia Federal, no bairro Hauer, em Curitiba.

O pregão dessa operação também será em duas datas. O primeiro está marcado para sexta-feira (24) e o segundo para o penúltimo dia de agosto, uma quinta-feira (30). Ambos se iniciam a partir das 10h e os interessados devem seguir a mesma regra já mencionada – ofertar lances exclusivamente pela internet, previamente cadastrados no prazo de até 24 horas antes do início da data agendada.

Marca Rolex também pode ser arrematada no leilão.
Topo Leilões
Divulgação

Segundo a Polícia Federal, os traficantes presos durante a Operação Enigma eram responsáveis por parte do abastecimento de crack e cocaína em Curitiba e Região Metropolitana. Os entorpecentes vinham do Paraguai para serem distribuídos entre traficantes menores na Grande Curitiba. De acordo com as investigações, o grupo movimentava pelo menos 200 quilos de drogas por mês.

Para burlar a polícia, os investigados - um deles no tráfico há mais de 20 anos - organizaram um sólido esquema de lavagem de ativos que envolvia ocultação e fracionamento das operações financeiras a utilização de laranjas para realização de negócios envolvendo bens adquiridos pelo grupo, a compra de veículos de luxo, imóveis rurais e outros de alto padrão no litoral de Santa Catarina.

Leiloeiro oficial

De acordo com Guilherme Toporoski, leiloeiro público oficial responsável pelos leilões, a Justiça Federal autorizou que os bens sejam ofertados por valor abaixo do preço e com possibilidade de pagamento parcelado visando aumentar a efetividade da venda antecipada dos bens suscetíveis à deterioração e depreciação, tais como, bebidas, bolsas e veículos apreendidos na Operação Spectrum, que se encontram no depósito da Polícia Federal.

A lista completa de todos os objetos do leilão pode ser vista no site do leiloeiro oficial, definido pela 23.ª Vara Federal de Curitiba. Os veículos estão disponíveis para visitação no pátio da Polícia Federal, no bairro Hauer, em Curitiba. Os vinhos estão armazenados na Polícia Federal de Londrina. As joias e relógios encontram-se no cofre de uma agência da Caixa Econômica Federal e não é permitido que sejam retirados antes da compra.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3599-0110 ou pelo e-mail contato@topoleiloes.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]