
Um procedimento administrativo interno será aberto pela Polícia Militar (PM) nesta sexta-feira (21) para apurar a causa da explosão que feriu gravemente dois policiais durante instrução do Esquadrão Antibombas. Durante um treino quinta-feira (20), na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região de Curitiba, um sargento de 40 anos teve dois dedos amputados. O outro ferido é um soldado de 37 anos que também teve ferimentos graves em um dos dedos e passou por cirurgia para reconstruí-lo. Ambos também tiveram vários ferimentos no rosto e nas pernas provocados por estilhaços e seguem internados no Hospital do Trabalhador.
De acordo com o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira, comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a causa mais provável da ocorrência seria um problema com o artefato explosivo usado na capacitação, já que o sargento e o soldado feridos são instrutores do Curso Técnico de Explosivista do Esquadrão Antibombas e possuem grande conhecimento na área.
- Leia também - Novos guardas municipais de Curitiba entram na fase final de treinamento
“Os policiais que estavam operando o artefato são habilitados e possuem vários cursos, inclusive no exterior, para lidar com isso. O sargento já tem 13 anos de serviço no Bope e o soldado, sete”, afirma o comandante do batalhão.
Ele também informa que já solicitou a abertura do procedimento administrativo para determinar o que ocorreu. Todo o processo será coordenado por um especialista do próprio Esquadrão Antibombas. “Será avaliado se houve algum problema com o material usado ou algum problema decorrente da operação com o artefato. Mas ainda é precoce qualquer tipo de julgamento”, enfatiza o tenente-coronel.
Granada
No mesmo dia da explosão na Academia Policial do Guatupê, outra equipe do Esquadrão Antibombas havia atendido uma ocorrência no bairro Sítio Cercado em Curitiba. A equipe recolheu uma granada, que foi encaminhada para perícia. O artefato foi encontrado por um morador do bairro que suspeitou de uma mochila abandonada.
Hospital Erasto Gaertner vai receber terapia inovadora de combate ao câncer
Curitiba vacina crianças nascidas em 2016 contra a Covid-19 a partir desta segunda
Com baixa procura, Curitiba amplia repescagem para vacinação em crianças neste sábado
Curitiba anuncia novo calendário de vacinação para 2ª dose e reforço anticovid