O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM)
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM)| Foto: Michel Willian/ Arquivo/ Gazeta do Povo

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (União Brasil), passou a noite bem, mas seguirá internado em observação, aponta boletim médico divulgado pelo Hospital Marcelino Champagnat no fim da manhã desta quinta-feira (27). Greca foi hospitalizado na última terça-feira por conta de uma indisposição causada por uma hérnia intestinal. De acordo com Rogério Fraga, médico responsável, o quadro do prefeito é estável, mas ainda não há previsão de alta.

Outras internações

Essa é a sexta vez que Greca é internado desde que retornou à prefeitura em 2017. A terceira cirurgia por causa de hérnias.

Já no primeiro dia do mandato passado, em 1.° de janeiro de 2017, o prefeito sofreu uma tromboembolia pulmonar. Com dores, o prefeito foi internado logo após assumir o cargo. Nessa ocasião foram dez dias de internamento.

Antes, outra hérnia, dessa vez umbilical, também levou o prefeito a passar por uma cirurgia de emergência em dezembro de 2018. Dessa vez, foram 11 dias de internamento.

Em novembro de 2019, o prefeito passou por mais uma cirurgia de hérnia abdominal com a mesma equipe médica que o trata agora, quando ficou três dias internado.

Além de hérnias, Grega teve outros problemas de saúde desde que retornou à prefeitura.

Em setembro de 2020, primeiro ano da pandemia, o prefeito contraiu Covid-19 junto com a primeira-dama Margarita Sansone. Após três dias internado com pneumonia leve, o prefeito recebeu alta. Já a primeira-dama ficou oito dias internada.

Em abril do ano passado, Greca voltou ao hospital após sofrer um Acidente Vascular (AVC) isquêmico, quando chegou a passar um dia na UTI. Foram três dias internados e mais alguns dias em observação médica em casa.