Frio congela asas de avião e força companhia a cancelar voo no Afonso Pena
| Foto: Albari Rosa/Arquivo

O frio que chegou ao Paraná na quarta-feira (28) provocou uma situação inusitada na manhã desta quinta-feira (29) em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Um avião da companhia aérea Azul não pôde decolar porque suas asas estavam congeladas, impedindo que a aeronave levantasse voo no Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O voo AD4730 que iria de São José dos Pinhais para Porto Alegre foi cancelado, assim como o voo de retorno (AD4024), que sairia da capital gaúcha para o Afonso Pena. O evento é pouco comum no Brasil, mas bem mais corriqueiro em locais de temperaturas constantemente baixas. Em 2017, por exemplo, a empresa sofreu atrasos em cinco voos que apresentaram o mesmo problema em Porto Alegre.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura média na região ficou entre -1ºC e -2ºC. A empresa Azul se pronunciou em nota: “A Azul informa que os voos AD4730 (Curitiba-Porto Alegre) e AD4024 (Porto Alegre-Curitiba) foram cancelados na manhã de hoje devido à formação de gelo nas asas da aeronave que cumpriria as operações. Os clientes receberam toda a assistência necessária, de acordo com a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da empresa ainda hoje. A companhia lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos aos seus clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”.