• Carregando...
A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada com outras igrejas cristãs além da católica.
A cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade é realizada com outras igrejas cristãs além da católica.| Foto: Divulgação / CNBB

Esta quarta-feira (17) marca para os cristãos o início do período da Quaresma e o dia do anúncio da Campanha da Fraternidade 2021. O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é nossa paz: Do que era dividido, fez uma unidade”. Como é feito a cada cinco anos, a Campanha da Fraternidade deste ano é ecumênica, e por isso conta com a participação de outras igrejas além da católica. O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade em Curitiba será no sábado (20), às 19h30, na Catedral Anglicana de São Tiago.

As principais notícias do Paraná no seu WhatsApp

Participaram do encontro no salão nobre da Cúria Metropolitana, além do arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo; o vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pastor Odair Airton Braun; o também pastor luterano Jorge Shieferdecker, representando a Associação Inter-religiosa de Educação(Assintec); o bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Dom Naudal Alves Gomes; e o reverendo Glauber Santos, ministro das Comunidades de São Pedro Apóstolo e da Catedral Anglicana.

Todas as autoridades religiosas presentes destacaram a importância do ecumenismo e do sentimento de irmandade entre os cristãos, quaisquer que sejam as denominações das igrejas. “Fraternidade, diálogo, compromisso de amor. Precisamos aprender a sentar à mesa com aquele que pensa diferente de nós, com respeito. Não queremos sobrepor os pensamentos de alguns sobre os dos outros, mas ressaltar que a beleza está na diversidade!”, afirmou o pastor Odair Braun.

Dom Naudal Gomes ressaltou o trabalho feito durante dois anos até que se chegasse ao projeto final da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021. Para ele, “quem não se sente irmão, não contribui com o desenvolvimento da sociedade. Isso é o que prega nossa fé cristã. Isso é o que professamos”. Já o Pastor Jorge Shieferdecker pontuou que os cristãos estão vivendo “tempos acirrados de intolerância e radicalização”, e que por isso é importante a união entre o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Conic e CNBB se unem nesta caminhada cumprindo seu papel de incentivar o debate sobre a tão necessária tolerância”, declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]