• Carregando...
88% do público-alvo da campanha no Paraná já foi vacinado | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
88% do público-alvo da campanha no Paraná já foi vacinado| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Termina nesta sexta-feira (9) a campanha nacional de vacinação contra a gripe. Com uma sobra de 372 mil doses, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou todos os municípios paranaenses a estenderem a imunização para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público, cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua. Curitiba é um dos municípios do estado que vai seguir essa orientação. A vacinação para estes novos grupos começa na próxima segunda-feira (12).

Veja o horário de funcionamento das UBS de Curitiba

Apesar do fim da campanha, quem faz parte de um dos dez grupos prioritários (veja lista abaixo) não perdeu direito a vacina. Até que haja doses disponíveis, é possível buscar o imunizantes nas unidades de saúde.

No Paraná - que recebeu 3,3 milhões de doses - , 88% do público-alvo havia sido vacinado até o fim da tarde desta quinta-feira (8).

Em Curitiba, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal,até a manhã desta sexta, era de 87,1% - em relação ao total da população dos grupos. Na capital, crianças e gestantes estão bem abaixo da meta, com, respectivamente, 63,5% e 60,6% do grupo imunizado.

O panorama é semelhante em várias cidades do estado. Em Pontal do Paraná, por exemplo, o índice de crianças imunizadas não chegou a 50%. Em Foz do Iguaçu, somente 45,5% das crianças e 47% das gestantes receberam a vacina da gripe. A baixa procura deixou em alerta as autoridades de saúde do estado- que pediram aos municípios que intensifiquem a vacinação dos grupos prioritários iniciais.

“O Paraná atingiu até o momento 88% de cobertura vacinal. No entanto, temos municípios que estão muito abaixo dessa média, o que nos preocupa, principalmente em relação a crianças e gestantes, que apresentam maior risco de complicações pela gripe”, disse o diretor-geral da Secretaria, Sezifredo Paz, à Agência Estadual de Notícias.

Segundo a Sesa, a quantidade de imunizantes não aplicados durante a campanha no Paraná é suficiente para atender os novos públicos definidos, mas não seria capaz de absorver todo o restante da população, como orientou o Ministério da Saúde.

Depois de prorrogar o final da campanha de 26 de maio para 9 de junho, o órgão federal orientou os estados a disponibilizarem as doses em estoque para toda a população. A ação é uma tentativa de bater a meta de imunizados, que neste ano é de 90%. Segundo balanço de sexta-feira passada (2), do total de 54,2 milhões de pessoas que compõem o público-alvo, cerca de 41,5 milhões haviam sido vacinadas em todo o país - um total de 76,7%.

Grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe

--Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias);
--Gestantes;
--Puérperas (até 45 dias após o parto);
--Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas;
--População privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional;
--Trabalhadores da saúde;
--Povos indígenas;
--Idosos com 60 anos ou mais;
--Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
--Professores das escolas públicas e privadas.

Horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde de Curitiba

A maiorias das 110 Unidades Básicas de Saúde de Curitiba funciona das 7h às 19 horas. Algumas, no entanto, têm horário de funcionamento diferenciado. Veja quais:

7h-17 h
US Umbará
US Pantanal
US Vila Esperança
US São José
US Capanema
US Santos Andrade )
US Dom Bosco
US Moradias da Ordem
US Palmeiras
US Pompéia

7h-18h
US Xapinhal
US Vila Leonice
US Barigui
US Campo Alegre
US Cândido Portinari
US Augusta
US Sabará
US Taiz Viviane Machado
US Vila Sandra
US Estrela
US Parolin
US Bom Pastor
US Butiatuvinha

7h - 18h45
US São Domingos

7-22 horas
US Concórdia
US Santa Felicidade

7-16h30
US Caximba

A UBS Medianeira, no bairro Boa Vista, segue fechada após problemas envolvendo a aplicação da vacina contra a gripe em idosos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]