• Carregando...
Peixes mortos no Rio São João, em Guaratuba. | Helcio Luis Leite/Colaboração
Peixes mortos no Rio São João, em Guaratuba.| Foto: Helcio Luis Leite/Colaboração

Além de vitimar uma pessoa e prejudicar o trânsito na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, o grave acidente que aconteceu na manhã da última sexta-feira (6), trouxe impacto ambiental. Por causa do vazamento de 13 mil litros de líquidos tóxicos transportados por um dos caminhões envolvido na colisão, o Rio São João – que margeia a rodovia – acabou sendo contaminado.

- Leia também - Com manifestantes pró-Lula no entorno, só quem tem horário agendado entra na PF

Helcio Luis Leite/Colaboração

Na manhã de sábado (7), a prefeitura de Guaratuba emitiu um alerta na página do Facebook orientando moradores das comunidades de Pedra Branca do Araraquara e Rio Bonito, nas cercanias do local do acidente, a não utilizarem a água do rio para banho, consumo e pesca pelo menos nos próximos quatro dias. O aviso foi publicado depois que diversos peixes mortos foram encontrados no rio.

Segundo a administração municipal, o líquido que vazou é conhecido como Osmose K33 (Arseniato de Cobre Cromatado), produto extremamente tóxico e prejudicial à saúde, utilizado no tratamento de madeira bruta. A prefeitura informou ainda que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foram acionadas e estão tomando todas as providências cabíveis para apurar se realmente houve contaminação.

Amostras da água devem ser analisadas nos próximos dias para comprovar a presença ou ausência de líquidos tóxicos na baía de Guaratuba, que segue sendo monitorada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]