• Carregando...
Ao todo, são 14 mandados de prisão temporária | Reprodução/Polícia Civil
Ao todo, são 14 mandados de prisão temporária| Foto: Reprodução/Polícia Civil

Mais de 100 policiais civis ocuparam desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (9) o Condomínio Serra do Mar I e II, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba para o cumprimento de 20 mandados judiciais. Ao todo, 16 pessoas foram presas.O conjunto habitacional possui um histórico de violência, com homicídios e casos de tráfico de drogas. Segundo a polícia, desde 2012, foram 41 mortes no local.

Batizada de Benção Tio, a operação teve início às 6h para o cumprimento de 14 mandados de prisão temporária e outros seis de busca e apreensão. Segundo a Polícia Civil, o alvo é uma quadrilha considerada extremamente perigosa que comandava não apenas o tráfico, mas também assassinatos dentro e fora do condomínio.

Veja também: Mais um posto para fazer o RG fecha em Curitiba; Polícia Civil promete reabri-lo em outro local

O nome da operação é uma referência ao homem indicado como o líder da organização, conhecido como Tio. Mesmo preso na Penitenciária Estadual de Piraquara II e condenado a mais de 80 anos de prisão, ele comandava as operações no condomínio. No último dia 27, agentes penitenciaram encontraram um celular e dois chips com os quais ele se comunicava com o restante da quadrilha.

A investigação durou cerca de dois anos e, nesse período, foi descoberto que a quadrilha comandava os dois condomínios a ponto de expulsar moradores que ficassem inadimplentes com o pagamento de taxas condominiais e de luz e água. “A suspeita é de que parte destes recursos abastecia as atividades criminosas da quadrilha. E qualquer ação de um morador que contrariasse os interesses da quadrilha geralmente resultava em morte”, explica a polícia em nota.

De acordo com o delegado adjunto de São José dos Pinhais Michel Teixeira, até as 7h40, cinco pessoas já haviam sido presas. Além disso, segundo o jornal Bom Dia Paraná, mais de 30 técnicos da Copel aproveitaram a operação da Polícia Civil para desligar ligações clandestinas na rede elétrica existentes no condomínio.

Participaram da operação policiais civis da Delegacia de São José dos Pinhais, do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), unidade de elite da Polícia Civil, Denarc (Divisão de Narcóticos), Canil da Denarc, e policiais militares do 17 Batalhão da Polícia Militar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]