• Carregando...
As praças escolhidas para receber os cães farejadores são a Carlos Gomes, Santos Andrade, Praça Zacarias e Tiradentes | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
As praças escolhidas para receber os cães farejadores são a Carlos Gomes, Santos Andrade, Praça Zacarias e Tiradentes| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Depois de reforçar o policiamento em cinco pontos importantes do Centro de Curitiba com atuação 24 horas por dia, a Guarda Municipal (GM) colocou o Grupo de Operações com Cães (GOC) para atuar em quatro praças da região central e também instalou um módulo em frente ao Mercado Municipal. As ações seguem até setembro com o objetivo de combater o tráfico de drogas, diminuir o número de moradores de rua nesses locais e evitar assaltos.

As praças escolhidas para receber os cães farejadores são a Carlos Gomes, Santos Andrade, Zacarias e Tiradentes, onde o público reclama diariamente do grande número de usuários de entorpecentes. “Há, inclusive, moradores de rua infiltrados para fazer o repasse de drogas”, informou Odgar Nunes Cardoso, diretor da GM.

Veja também: Motorista perde o controle de carro e invade campus da UFPR em Curitiba

Para localizá-los, quatro cães devem se revezar nas praças durante as abordagens. De acordo com o diretor, eles começaram a atuar no último dia 24 de julho em períodos contínuos de até duas horas para que possam descansar e se alimentar adequadamente entre as ações. “Então, sempre que uma equipe em patrulhamento perceber a necessidade dos cães em alguma abordagem, pode solicitar esse apoio”.

Em menos de uma semana de atividades, os animais já localizaram diversas porções de drogas e esconderijos. Na Carlos Gomes, por exemplo, a cadela Tróia desvendou alguns deles em troncos de árvores e próximo aos gramados. “Muita droga é abandonada porque a pessoa quer evitar ser presa em flagrante, então esconde o entorpecente antes que o cão se aproxime”, explicou Cardoso.

A cadela Tróia tem quatro anos e chama a atenção enquanto localizada porções de entorpecentes Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Mercado Municipal

Outra ação da GM acontece no Mercado Municipal de Curitiba, onde um ônibus da corporação foi colocado em frente ao estabelecimento. Desde o último dia 30, o módulo ficará fixo no local. “Vamos atuar ali diariamente das 7h às 19h”, disse Cardoso.

Segundo ele, o ônibus utilizado na ação pertence a um projeto do Governo Federal e tem a função principal de monitorar 21 câmeras de segurança espalhadas pela cidade. No entanto, todo o equipamento de monitoramento está desativado por problemas técnicos e deve voltar a funcionar somente no fim deste ano após revisão. Até lá, o veículo será utilizado em ações realizadas pela corporação.

O ônibus utilizado na ação tem a função de monitorar 21 câmeras de segurança , mas está desativado por problemas técnicosAniele Nascimento/Gazeta do Povo

No Mercado Municipal, o trabalho da GM terá o objetivo principal de amenizar o problema com moradores de rua que frequentam a região, encaminhando para a delegacia aqueles que estiverem envolvidos com alguma modalidade criminosa e tentando levar os demais para abrigos da cidade. Para isso, a GM conta com a parceria da Fundação de Ação social de Curitiba (FAS), que oferece atendimento a essas pessoas sem obrigá-las a receber ajuda.

Mais guardas

Outros pontos do Centro devem receber atenção da Guarda Municipal nos próximos meses, já que 58 novos agentes integrarão a corporação no início de setembro e outros 100, em outubro. “Esses guardas que estão em formação virão para o anel central, aumentando o policiamento desde já para a Operação Natal, que inicia em pouco mais de dois meses”, adiantou o diretor.

Atualmente, Curitiba conta com 1.302 guardas, cerca de 20% a menos do que o número ideal, que é 1.550 agentes atuando em locais públicos da cidade. “Mas estamos estudando o orçamento para ultrapassar esse total até o ano que vem”, informou Cardoso. Com isso, a corporação estenderá seu atendimento e ainda terá efetivo suficiente para repor os guardas que se aposentam ou que precisam se afastar por algum motivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]