• Carregando...
Calor de verão movimentou os parques de Curitiba neste início de primavera | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Calor de verão movimentou os parques de Curitiba neste início de primavera| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O começo de primavera veio com temperaturas de verão em Curitiba. Nesta segunda-feira (24), a capital chegou a atingir o pico de 30,4ºC, de acordo com o Instituto Simepar — o que fez muitas pessoas saírem de casa e lotassem os parques da cidade. O calor também fez disparar a venda de caldo de cana e água de coco, que no Parque Barigui aumentou 30% em comparação às últimas segundas-feiras.

“Curitiba tem fama de ser uma cidade mais fria, mas demos sorte. Hoje, mesmo com alguns pontos turísticos fechados, o sol nos fez deixar o hotel para passear e conhecer o Jardim Botânico”, contou Alexandra Amin Lineburger, fisioterapeuta de Florianópolis que veio visitar Curitiba com a família. Um dos cartões-postais da cidade, o jardim contou com um grande público se exercitando ou simplesmente passeando com as pernas de fora, bonés e óculos de sol desde o início da manhã.

Veja vídeo gravado ao vivo do parque Barigui nesta segunda

Levando em conta a dificuldade em ver temperaturas tão altas, os próprios curitibanos também decidiram aproveitar. É o caso das amigas Andriele Regina Putrique e Yasmin Evangelista, que resolveram passar o último dia de férias no Botânico. “Foi muito espontâneo: de última hora, vimos que estava sol e resolvemos vir aqui, por ser perto da minha casa”,Yasmin.

Segundo o Simepar, o pico de calor do dia foi registrado por volta das 11h30. Desde então, os termômetros caíram um tanto, chegando às 17h com cerca de 21ºC. “Digamos que o tempo está bem bagunçado. Como surgiram muitas nuvens durante a tarde, acabou esfriando um pouco”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar. Situação similar deve acontecer nesta terça-feira (25), quando ainda há previsão de máxima de 32ºC, mas alguns momentos de grande nebulosidade e até mesmo de chuvas podem acontecer.

A chuva, no entanto, não é sinal de frente fria — ao menos por enquanto. “É mais no estilo chuva de verão, mesmo, por causa do aquecimento intenso da atmosfera ao longo do dia”, conta o especialista. Caso aconteçam as precipitações, elas devem ser rápidas.

Mais calor, mais caldo de cana

No Parque Barigui, o sol ajudou a impulsionar as vendas de bebidas como caldo de cana e água de coco. “O calor dá uma ajudinha, vendi mais ou menos 30% mais produtos do que nas segundas-feiras anteriores. A expectativa é de vender mais ainda até o fim do dia”, estima Silvano, proprietário de uma barraca no local. Até então o pico de venda, quando chegou a formar fila na barraca, foi no horário de almoço.

Veja um vídeo do calor desta segunda no Parque Barigui

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]