i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Situação escolar

Curitiba vai oferecer aulas por vídeo para alunos da rede municipal

  • PorTribuna do Paraná
  • 09/04/2020 20:23
Aulas estarão disponíveis pela TV e pelo Youtube.
Aulas estarão disponíveis pela TV e pelo Youtube.| Foto: Freepik

Cerca de 145 mil alunos de escolas municipais de Curitiba também passarão a contar com aulas a distancia durante o período de isolamento social por causa da pandemia de Covid-19, seguindo a medida adotada e já colocada em prática pelo Paraná com os estudantes da rede estadual. Segundo a prefeitura de Curitiba, as videoaulas começam a ser veiculadas na próxima segunda-feira (13), às 8h, pela TV Paraná Turismo, canal 9.2 UHF e também, pelo YouTube.

RECEBA notícias sobre o Paraná pelo WhatsApp

Com as aulas suspensas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) e creches contratadas até o dia 2 de maio, por conta do decreto 516, um material pedagógico especial será disponibilizado aos alunos, no formato de videoaulas.

Inicialmente, as aulas tinham data de retorno programada para a segunda-feira (13), após a antecipação do recesso escolar do mês de julho. “Porém, neste momento é necessário mantermos o isolamento, conforme as orientações das autoridades de saúde”, reforça a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Conteúdo das aulas

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o conteúdo, ministrado por professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido para o público da pré-escola, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Para estudantes do 6º ao 9º ano do Fundamental, o material didático será o produzido pelo Governo do Estado. As aulas, dentro do currículo da rede, foram preparadas pela equipe técnica dos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Durante as semanas de aulas pela TV e pela internet, os estudantes terão que registrar o acompanhamento das aulas, em cadernos ou folhas. Este materiais serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação junto com lápis e demais itens necessários para anotações, para as família que precisarem.

Grade de aulas

Segunda-feira: língua portuguesa, matemática e educação física
Terça-feira: história, arte e direitos humanos
Quarta-feira: ciências geografia e educação física
Quinta-feira: português, ensino religioso e práticas da educação integral
Sexta-feira: matemática, portuguesa e robótica
Sábado: matemática, língua portuguesa e literatura

Reposição

A suspensão das aulas de 23 de março a 12 de abril é considerada antecipação do recesso escolar de julho, portanto, de acordo com a Secretaria Municipal da Educação, não há necessidade de reposição. Porém, para a prorrogação da suspensão – de 13 de abril a 2 de maio – será feita reposição posteriormente, para assegurar o cumprimento das 800 horas/aula, conforme autorizado pela Medida Provisória 934, de abril deste ano. A Secretaria fará as adequações do calendário escolar e orientará as 185 escolas e 230 CMEIs, além de 95 Centros de Educação Infantil contratados.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    paulorobertobuhler

    ± 0 minutos

    Vai funcionar TÃO BEM como no sistema doEstado que custou 28 milhoes para nada e NÃO FUNCIONA !! CHEGA DE JOGAR DINHEIRO PUBLICO PELO RALO. FORA GRECA E FORA FEDER 1

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso