• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo/Arquivo

O frio avançou sem dó pelo Paraná. Além de fazer despencar as temperaturas em todo o estado e trazer neve para Palmas, no Sul do estado, as condições bruscas do tempo causaram chuva congelada em pleno amanhecer desta terça-feira (18) em Curitiba. Por volta das 7h20, a temperatura na capital era de 1,2°C - uma diferença enorme em comparação com a máxima registrada nesta segunda, que chegou a 23°C.

Previsão é de dias ainda mais congelantes; veja a previsão

De acordo com Samuel Braun, meteorologista do Simepar, também houve relatos de neve em alguns pontos da capital nesta manhã - o que ainda não foi confirmado. “Neve aqui em Curitiba não estamos confirmando, por enquanto. Apesar das condições de 1°C com céu fechado e com garoa. Para neve, é um detalhezinho a mais, mas a camada teria estar um pouco mais fria”, explica o meteorologista.

E, enquanto a neve ainda é uma incógnita, a ocorrência de chuva congelada já é certa.

A chuva congelada ocorre quando a chuva passa por uma camada de ar na atmosfera que está muito fria, próxima a zero grau, e congela – diferentemente do granizo, por exemplo, que é quando as gotas congelam ainda na nuvem.

O aspecto é diferente dos “grãos” de neve, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são cristais de gelo translúcidos e brancos ramificados por inteiro. A neve, além disso, não se forma diretamente a partir da chuva, mas sim pelo congelamento do vapor de água que se encontra suspenso na atmosfera.

Frio se intensifica

Ao longo da manhã, as chances de mais chuva congelada - e também de neve - vão ficando menores. Isso porque a tendência é de que a umidade e a nebulosidade, essenciais para a “fórmula” dos fenômenos, diminuam gradativamente. Há, inclusive, a possibilidade de sol ao longo da tarde na capital.

Mas em termos de frio, isso não quer dizer muita coisa. A previsão é de uma quarta-feira (19) ainda mais congelante, com termômetros batendo 0°C na capital e muita geada.

A cidade de Inácio Martins, que teve a menor temperatura do estado nesta terça-feira (-4°C), pode ter temperaturas negativas de novo na quarta, com termômetros marcando -1°C.

Em Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste, o frio também toma conta e mantém as possibilidades de geada para até quinta-feira (20). As mínimas nas cidades podem variar entre 1°C e 5°C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]