• Carregando...
Fila para vacina na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba
Fila para vacina na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná

A prefeitura de Curitiba anuncia na tarde desta quarta-feira (7) se prorroga ou muda a bandeira laranja de alerta na pandemia do coronavírus. Além da bandeira, o Comitê da Pandemia do município está discutindo na manhã desta quarta quais medidas serão tomadas em relação aos sommeliers de vacina - pessoas que deixam de se imunizar no dia agendado de sua idade para poder escolher a marca do laboratório que desejam. A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, deve se pronunciar sobre isso.

Receba as principais notícias do PR direto no celular

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu cancelar a aplicação de doses na repescagem nesta quarta após o grande volume de pessoas que se vacinaram fora de sua data original na terça-feira (6). Portanto, a vacinação nesta quarta é somente para pessoas de 42 e 41 anos.

Do total de 23,5 mil doses aplicadas terça no grupo por faixa etária, 8 mil (34%), eram pessoas que tomaram a vacina fora do prazo previsto originalmente. A média de repescagem terça-feira foi muito acima do normal, segundo a prefeitura, o que indica que as pessoas estariam esperando para se vacinar no dia em que a vacina que desejam está disponível.

Em Curitiba, os vereadores já discutem colocar as pessoas que querem escolher a dose para o fim da fila, sendo imunizada somente após todas as pessoas acima de 18 anos receberem a primeira dose.

No Rio de Janeiro, a prefeitura também percebeu um aumento considerável de pessoas que foram se vacinar no fim de semana fora de sua data original. Com isso, o prefeito Eduardo Paes já cogita jogar todas as pessoas que não se vacinaram no seu dia para o fim da fila, porém após todas as pessoas de 12 anos, e não de 18, serem vacinadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]