Tarifa mais baixa fora do horário de pico e implantação de um sistema por demanda – uma espécie de Uber de coletivos – são duas das propostas encaminhadas pela prefeitura à Câmara de Vereadores para tentar incentivar o uso de ônibus em Curitiba.
Em 2018, o transporte coletivo de Curitiba fechou com queda de 2,9 milhões de passageiros em relação a 2017, com um total de 176,7 milhões de passageiros, de acordo com dados do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).
O texto que foi para avaliação dos vereadores em junho não traz o valor alternativo da passagem, que ainda está sendo estudado. Entretanto, os horários em que o valor diminuiria seriam das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 20h até o fim do serviço, justamente fora do horário de pico. A passagem mais barata seria adotada apenas nos dias de semana. As linhas madrugueiras também não seriam englobadas, já que possuem demanda muito específica.
Já em relação ao transporte sob demanda, o passageiro solicitaria o ônibus por um aplicativo e a tarifa também poderia variar. Neste caso, o ônibus já teria o itinerário definido. O ponto de embarque seria indicado pelo aplicativo conforme a distância do passageiro para o ônibus mais perto. “Na medida em que verifiquemos que existe alguma demanda que não seja o suficiente, podemos estipular uma linha por demanda naquela região”, explica Maia Neto.
O modelo já existe em algumas cidades do Brasil, como Goiânia (GO) e São Bernardo do Campo (SP). Nesses municípios, porém, a iniciativa partiu da iniciativa privada. O passageiro informa a origem e o destino, vai até um ponto determinado pelo aplicativo que entre na rota do veículo e apresenta um QR Code para conseguir embarcar.
A Urbs ainda não tem informações detalhadas de como seria o transporte por demanda em Curitiba. Em nota, a empresa afirma que a ideia ainda depende de autorização para ser testado. Assim, somente quando o modelo for testado poderá ser feito um mapeamento de quais linhas farão parte do projeto, bem como valores e também como o passageiro irá se deslocar.
Outros projetos
Além da passagem mais barata fora do horário de pico e do transporte por demanda, a Urbs também estuda implantar mais faixas exclusivas para ônibus e a criação de novas linhas.
“Queremos trazer mais passageiros para o transporte coletivo de Curitiba, porque quanto mais usuários, mais barata fica a tarifa”, enfatiza o presidente da Urbs.
Os projetos se somam a outras ideias já aprovadas que serão postas em prática em breve, como a bilhetagem eletrônica e o carregamento do cartão transporte via aplicativo.
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