• Carregando...
Organização espera mil apoiadores de Lula no primeiro depoimento desde que o ex-presidente foi preso. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Organização espera mil apoiadores de Lula no primeiro depoimento desde que o ex-presidente foi preso.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Curitiba terá manifestações contra a prisão do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (14), quando pela primeira vez o ex-presidente deixará a carceragem da Polícia Federal (PF), no bairro Santa Cândida, para prestar depoimento à Justiça Federal, no bairro Ahú. A organização dos atos espera mil manifestantes, que vão se concentrar primeiro em frente da PF às 9h e, na sequência, no entorno da Justiça Federal, no bairro Ahú, a partir do meio-dia. O depoimento está previsto para as 14h de quarta.

O petista está preso desde abril em Curitiba, sede da Operação Lava Jato, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso tríplex.Nomes como Fernando Haddad e Manuela D’Ávila, candidatos à presidência e a vice derrotados por Jair Bolsonaro (PSL) na eleição devem estar no ato de apoio a Lula.

Leia também - Bombeiros encontram corpos de primos desaparecidos em rio da grande Curitiba

Até o começo da tarde desta terça-feira (13), a organização ainda não tinha a confirmação de quantas caravanas virão do interior do Paraná e de outros estados do Brasil para integrar a mobilização.

Veja também: Lula deixa cela pela 1ª vez nesta quarta para ser interrogado no processo do sítio

Bloqueios de ruas e atendimento na PF

A transferência de Lula à Justiça Federal será uma operação feita com o auxílio da Polícia Militar (PM), da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) e do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). De acordo com a PM, viaturas farão o acompanhamento da situação em frente à Justiça Federal.

Ruas serão bloqueadas no entorno da Justiça Federal, mas a PM não informou quais. A expectativa é de que as interdições sejam pontuais apenas durante a passagem do carro que leva o ex-presidente. Mesmo assim, a orientação da PM é para que os motoristas evitem a Avenida Anita Garibaldi, onde está fica o fórum.

Além disso, o número de policiais vai depender da quantidade de pessoas na região. Os agentes devem começar a chegar na região já durante a manhã. “Atuaremos de maneira a não impactar a vida dos moradores e comerciantes locais, garantindo a mobilidade social, e o controle de trânsito apenas durante os procedimentos”, disse o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos.

Para quem está preocupado sobre o atendimento na Polícia Federal (PF) do Santa Cândida durante a oitiva de Lula, a superintendência informa que não haverá alterações. Isso significa que a confecção de passaportes, por exemplo, está mantida de acordo com o previsto.

Depoimento

O ex-presidente prestará depoimento à juíza Gabriela Hardt, responsável pela condução da Lava Jato em Curitiba desde que o juiz Sergio Moro foi nomeado o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro.

Segurança: Cadastro digital vai tentar coibir furtos e roubos de bicicletas no Paraná

Lula será ouvido no âmbito do processo do sítio de Atibaia. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta que o petista é o dono de um sítio na cidade paulista que teria sido reformado por empreiteiras como forma de pagamento de propina ao ex-presidente. O imóvel está em nome de laranjas, segundo os procuradores, mas há uma série de elementos que ligam Lula ao imóvel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]