• Carregando...
Escola da Cidade Industrial de Curitiba representará o Brasil em evento internacional de educação
Maquete desenvolvida por alunos do terceiro até o quinto ano da unidade de educação integral anexa à Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia.| Foto: Divulgação.

Um projeto desenvolvido por alunos de uma escola da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba, representa o Brasil no World Education Week 2021, um evento internacional para que instituições de ensino compartilhem cases de sucesso na área educacional.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

O "Bosque do Futuro" foi criado em setembro de 2018, por crianças com idade entre sete e dez anos, do terceiro até o quinto ano da unidade de educação integral anexa à Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia. A iniciativa surgiu após os estudantes realizarem uma pesquisa de campo e identificarem problemas no bosque de 40 mil m² ao lado da escola, como destinação incorreta de resíduos e esgoto, além da retirada indevida de solo, comprometendo as raízes de grandes árvores nativas.

Em busca de soluções para o problema, os alunos desenvolveram uma maquete com dois metros de comprimento, com ideias para transformar a área poluída ao lado da instituição em um bosque escolar, com um ambiente interativo, educacional e social, que integre escola, natureza, tecnologia e comunidade.

A professora Elizangela Carvalho, que há mais de 15 anos tenta executar iniciativas como essa, conta que, por anos, nada foi feito e, por isso, os alunos decidiram agir. "Precisávamos de algo bem impactante. A gente já tinha feito várias campanhas, fizemos folder, desenho, plaquinhas. Então fizemos uma maquete desse bosque, para que fosse revitalizado, para torná-lo um espaço diferente de aprendizagem e para conservar a biodiversidade", comenta.

Além da preservação do meio ambiente, entre os objetivos, estão a promoção de ações educativas no espaço, como aulas de campo, trilhas ecológicas, pesquisas científicas relacionadas ao meio ambiente, construção de um quiosque literário para atividades culturais, áreas de lazer com brinquedos rústicos, academia ao ar livre acessível à comunidade, recursos tecnológicos como painéis fotovoltaicos para iluminar o bosque, entre outros.

Projeto foi aprovado pela Prefeitura de Curitiba

Em 2019, a proposta foi apresentada pelas crianças ao prefeito Rafael Greca, na reinauguração do Farol do Saber e Inovação Vinícius de Moraes. O projeto foi aprovado, mas, como o terreno é da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), a implementação aguarda o processo de transição para a Secretaria do Meio Ambiente. “Essa questão ambiental é burocrática, demanda tempo e cuidados. Acredito que por conta da pandemia demora um pouco, mas é uma ideia que já foi construída e tem apoio da prefeitura de construir o bosque", afirma.

O Bosque do Futuro será apresentado nesta terça-feira (5) pela professora da Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, Elizangela Carvalho, às 11h pelo horário de Brasília. Entre 3 e 8 de outubro, mais de 100 escolas e 20 instituições apresentarão suas experiências no evento promovido pela T4, uma organização britânica que promove a divulgação internacional de boas práticas educacionais entre professores e escolas.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]