• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Esta semana marca o retorno às aulas em boa parte das escolas de Curitiba. Alguns colégios particulares, como Positivo e Bom Jesus, iniciaram o ano letivo nesta segunda-feira (11). Já as aulas na rede estadual, que conta com cerca de um milhão de alunos, começam nesta quinta-feira (14). No dia seguinte é a vez das unidades municipais e seus mais de 140 mil estudantes.

Esse retorno vai mudar a rotina da cidade, com impactos no trânsito e no transporte coletivo. Por essa razão, a Urbs confirmou que os horários dos ônibus mudaram desde segunda-feira. Além das 26 linhas que tinham sido desativadas temporariamente devido à baixa demanda nas férias e que voltam a circular, a quantidade de veículos e frequências das outras linhas retornaram à normalidade.

Leia também: Em 9 dias, 77 veículos são guinchados em operações da Setran em Curitiba

A prefeitura alerta para o aumento na movimentação de carros no entorno dos colégios, especialmente nos horários de entrada e saída dos estudantes, nos períodos da manhã e da tarde. Com isso, os pais devem ficar atentos às sinalizações próximas às escolas para facilitar e agilizar o embarque e o desembarque de aluno, bem como para não pararem em filas duplas.

Segundo a prefeitura, agentes da Setran orientam o trânsito nos locais onde a probabilidade de formar fila seja maior. Além disso, estão programadas ações da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) para conscientizar motoristas e crianças em relação ao trânsito próximo aos colégios.

Universidades

Na rede de ensino superior, a Unicuritiba retomou as atividades letivas na segunda-feira. Entretanto, na maioria das universidades as aulas iniciam na próxima semana, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e Unibrasil. O calendário acadêmico da Universidade Positivo começa no dia 25 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]