Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
aniversário de curitiba

Estátua do Cacique Tindiquera vai voltar ao Bairro Alto, mas outra será colocada na Praça Tiradentes

Nova escultura do índio, segurando um lobo guará, será instalada em frente a catedral de Curitiba

 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
(Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Após passar quase um ano em frente à Catedral de Curitiba, na Praça Tiradentes, a escultura do Cacique Tindiquera voltará ao seu local de origem, a Vilinha do Bairro Alto. O retorno será feito em comemoração ao aniversário de 325 anos de Curitiba, no fim de março, depois de solicitações de moradores do Bairro Alto - que não ficaram satisfeitos quando o prefeito Rafael Greca tirou o índio da região, em 2017. A Tiradentes, enquanto isso, deve ganhar uma outra estátua do cacique, feita exclusivamente para a praça.

A nova estátua do cacique será feita pelo mesmo artista que criou a obra original, mas, de acordo com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), não é uma réplica. Trata-se de uma obra diferente confeccionada ao longo do ano passado. Além do índio, a escultura também tem uma imagem de um lobo- guará.

A devolução da estátua original deve acontecer no dia 24 de março, às 11h, na Vilinha do Bairro Alto. Já o evento de colocação da nova obra acontece no dia 28 de março, na Praça Tiradentes. Segundo a FCC, a imagem da nova escultura não será divulgada até o dia do lançamento.

Intervenções no índio

Desde que chegou à Tiradentes, a estátua do Tindiquera é alvo constante de intervenções da população. Em julho do ano passado, em pleno inverno, a obra apareceu com uma blusa de lã - justamente em uma manhã que fazia 7ºC. Já em janeiro deste ano, foi a vez de um cigarro e uma garrafa de cachaça integrarem o visual da estátua.

Polêmica

A estátua foi assunto polêmico em março de 2017, quando o prefeito Rafael Greca decidiu tirá-la da Vilinha, no Bairro Alto, durante as comemorações de 324 anos de Curitiba. Segundo o Blog do Bessa, Greca teria dito que a peça estava abandonada e que no Centro poderia ser melhor cuidada.

Monumento histórico, a estátua remete ao índio que teria dado nome à capital paranaense. Tindiquera seria o responsável por indicar aos portugueses o local onde o povoado que deu origem a Curitiba seria instalado, usando a frase “Coré Etuba” - que significa “muito pinhão”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros