• Carregando...
Um professor de Educação Física do campus Curitiba teria obrigado uma turma do 1.º ano do Ensino Médio a ter  parte da aula abaixo de chuva | Divulgação/Grêmio Estudantil do IFPR
Um professor de Educação Física do campus Curitiba teria obrigado uma turma do 1.º ano do Ensino Médio a ter parte da aula abaixo de chuva| Foto: Divulgação/Grêmio Estudantil do IFPR

Estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) denunciaram pelas redes sociais um professor de Educação Física do campus Curitiba que teria obrigado uma turma do 1.º ano do Ensino Médio a ter aula abaixo de chuva. Segundo eles, a ação do educador foi uma tentativa de “castigo” aos alunos e um “ato claro de abuso de poder”. O IFPR confirmou que o fato ocorreu por aproximadamente cinco minutos na última sexta-feira (24) e que o professor já prestou esclarecimentos a alguns pais. O educador ainda deverá se retratar perante a turma.

A denúncia foi realizada por meio de uma nota de repúdio dos alunos na página oficial do Grêmio Estudantil do IFPR, no Facebook. Ali, os estudantes solicitaram o afastamento do professor com base no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punindo na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, pontuaram na nota.

Veja também: Homem é socorrido em cima de biarticulado em avenida de Curitiba

Ainda segundo os Grêmio Estudantil, o professor teria submetido os estudantes ao ato de correção pela classe não ter demonstrado ser uma “turma ideal”. A ação, de acordo com eles, foi uma “punição vexatória e danosa à saúde física, psicológica e moral dos estudantes”.

Resposta

O IFPR respondeu à solicitação dos alunos por meio de uma nota divulgada em seu site. Nela, o Instituto Federal do Paraná aponta que “não compactua com punições abusivas impostas pelos seus educadores aos estudantes de qualquer uma de suas unidades”.

Além disso, explicou que seus gestores tiveram conhecimento da atitude do professor de Educação Física no sábado (25) durante uma reunião de pais com a presença do educador citado. De acordo com a instituição, ele esclareceu a situação presencialmente para quatro pais dos estudantes da turma que compareceram ao evento. O professor também participou de uma reunião com a direção do campus, na qual foi decidido que ele apresentará uma retratação perante a turma na próxima semana. A retração não ocorrerá antes devido a atividades culturais realizadas no campus entre os dias 27 e 31 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]