• Carregando...
 | Arquivo/ Gazeta do Povo
| Foto: Arquivo/ Gazeta do Povo

Suas mãos foram as responsáveis por transformar sonhos em realidade. Ângelo Borges de Oliveira começou muito cedo na profissão de pedreiro e dedicou sua vida à construção de casas e prédios. O construtor de sonhos aprendeu desde muito cedo que trabalhar enobrece o homem. Com o falecimento do pai, Ângelo, na qualidade de filho mais velho, assumiu as responsabilidades da casa aos 12 anos. Vendeu a fábrica de farinha de milho do pai para pagar as contas e foi trabalhar para sustentar a mãe e os oito irmãos.

Foram dias difíceis, mas recompensadores. Nascido na zona rural, Ângelo conheceu, em uma de suas idas à cidade, a bela jovem Edenir. Amor à primeira vista, eles casaram e logo constituíram família. Uma união que perdurou por mais de 40 anos e só findou com seu falecimento. "O pai adorava ficar em casa com a mãe. Sempre cuidou dela e nunca deixou ela sair para trabalhar fora. Ele sempre cuidou de tudo", conta a filha Simone.

A necessidade de trabalhar fez com que Ângelo não pudesse avançar nos estudos, mas também lhe deu uma profissão. Como pedreiro, ele atuou em obras particulares e de empresas. Deu formas a grandes e pequenos sonhos, de pequenas reformas a grandes construções.

De personalidade forte e postura muito firme, o homem que às vezes parecia severo estava sempre perto de quem amava e nunca deixava de apoiar e ajudar os filhos. Com os netos não tinha xodó maior. "Ele aconselhava e sempre dizia para meu filho: Você é dos meus, é trabalhador", lembra Simone. Durante sua vida, Ângelo não colecionou somente trabalho: ele também tinha outras paixões. Quando jovem, gostava de sair para pescar com os amigos, e aprendeu na marcenaria um ofício aliado ao prazer. Confeccionava esfregadeiras, cadeiras, mesas e diversos artigos em madeira. "Ele fazia aquilo com prazer, era uma distração, até que começaram a surgir encomendas e virou uma fonte extra de renda."

Dedicado, Ângelo fez questão de transmitir aos filhos e netos seus conhecimentos como pedreiro e não se importava se eles não seguissem seus passos na profissão. "Tudo que meu irmão sabe sobre construção ele aprendeu com meu pai", conta a filha.

Religioso, o pedreiro e marceneiro não abria mão de suas orações diárias sempre antes das refeições e na hora de se deitar. Não ia à igreja com frequência, mas suas orações eram sagradas.

Depois de aposentado, Ângelo continuou a confeccionar os artigos em madeira, mas já não gostava muito de sair de casa. Seu melhor programa, além da marcenaria, era ficar em companhia da esposa e dos netos. Deixa esposa, dois filhos e cinco netos.

Dia 15 de setembro, aos 75 anos, de parada cardiorrespiratória, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Adenilda Coelho dos Santos, 60 anos, doméstica, filha de José Luiz dos Santos e Geni Luiza Coelho dos Santos. Sep. ontem.

Alessandra Marchi Pinheiro, 17 anos, estudante, filha de Cezar Loreto Pinheiro Filho e Andrea Aparecida Marchi. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela da Igreja Evangélica Provisão e Vida – Colombo.

Altamir Costa, 44 anos, filho de Dorival Costa e Crispina Costa. Sep. às 10 h, no Cemitério parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Paroquial de Umbará.

Anastácia Kaminski da Silva, 71 anos, do lar, filha de José Kaminski e Josefa Kaminski. Sep. ontem.

Anayr Bonfim de Jesus Santos, 85 anos, comerciante, filha de Aniba Bonfim Alcântara e Germina Ribas de Bonfim. Sep. às 11 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Andrea da Luz Guimarães, 36 anos, atendente de farmácia, filha de José Ubirajara Guimarães e Maria Salete Guimarães. Sep. ontem.

Andrea Piragibe Santiago, 42 anos, administradora, filha de José Maria Santiago e Gislene Piragibe Santiago. Sep. ontem.

Aparecido Ribeiro do Amaral, 81 anos, motorista, filho de Joaquim Ribeiro do Amaral e Adília Soares do Amaral. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Carlópolis.

Aristeu Darivi Tadeu Lunardon, 72 anos, filho de Antônio Lunardon e Maria Ana Lunardon. Sep. ontem.

Carlos Venceslau Kersting, 70 anos, empresário, filho de José Carlos Kersting e Wancestava Polônia Kersting. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Japira.

Cerly Martins Vivacqua, 92 anos, filha de Lucidio Machado Martins e Vieira Martins. Viúva de José Vivacqua. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Cirse Maria Conzatti, 64 anos, comerciante, filha de Eugênio Bianeck e Tereza Tureck Bianeck. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela municipal de Luiz Carlos Ely – Santa Cecília, SC.

Cláudia Aparecida Neves, 36 anos, secretária, filha de João Pedro Neves e Tereza da Silveira Neves. Sep. ontem.

Daniel José Lotti, 64 anos, garçom, filho de Pedro Lotti e Joana Lotti. Sep. ontem em Irai, RS.

Daniel Kerber Castilho, 13 anos, estudante, filho de Daniel Gil Castilho e Solange Kerber Castilho. Sep. ontem.

Daniel Sprada, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Antônio Sprada e Maria Pinto de França Sprada. Sep. às 9 h, no Paroquial Nossa Sra. do Rosário (Colombo), saindo da capela do mesmo.

Dory Marty, 84 anos, do lar, filha de Francisco Alfredo Marty e Mathilde Marty. Sep. às 11 h, no Cemitério Luterano/Protestante, saindo da capela da Igreja Batista – Batel.

Enoque Inácio da Silva, 55 anos, porteiro, filho de Antônio Inácio da Silva e Eunice Inácio da Silva. Sep. às 13 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Ezilda Bonfim Schinke, 85 anos, enfermeira, filha de Jacintho Bonfim e Maria Camargo de Jesus Bonfim. Sep. às 10 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Ferena Arceno Kreffta, 75 anos, do lar, filha de Dimas Arceno e Cecília Della Giustina Arceno. Sep. às 10 h, no Paroquial do Abranches, saindo da capela do mesmo.

Fernando dos Santos Augusto, 19 anos, auxiliar, filho de Carlos Antônio Augusto e Sônia Luciano dos Santos Augusto. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela do Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais).

Francisca Pinheiro Ribeiro da Silva, 51 anos, filha de Odílio Pinheiro Ribeiro e Judithe Nunes Pereira. Sep. às 16h30, no Cemitério Memorial da Vida (São José dos Pinhais), saindo da capela 2 do Cemitério Água Verde.

Hazue Fujihara, 87 anos, do lar, filha de Kiiti Okada e Oliyu Okada. Sep. ontem.

Hilda Muhl Piancini, 82 anos, do lar, filha de João Muhl Filho e Amanda Muhl. Sep. ontem.

Iedo Nespolo, 68 anos, professor, filho de Pedro Nespolo e Maria Catha Rina Sponchiado Nespolo. Sep. ontem.

Jorge Skora, 78 anos, pintor automotivo, filho de Valentim Skora e Lúcia Spichla Skora. Sep. às 11 h, no Cemitério Santa Cândida, saindo da capela 1 do mesmo.

José Vieira Paschoal da Costa, 86 anos, funcionário público federal, filho de Júlio Vieira da Costa e Maria Corrêa Vieira. Sep. ontem em Quatro Barras.

Jovita Alves da Silva, 52 anos, do lar, filha de Argemiro Alves da Silva e Antônia Alves da Silva. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do Paroquial de Umbará.

Laerte Aparecido Rodrigues, 66 anos, filho de José Rodrigues e Andrelina Alves da Silva. Sep. ontem.

Lucas Batista de Oliveira, 18 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Didid de Oliveira e Ironi Batista. Sep. às 9 h, no cemitério municipal da Fazenda Rio Grande, saindo da capela do mesmo.

Luiz Victorio Copetti, 81 anos, militar, filho de Antônio Copetti e Anna Victória Saccol Copetti. Sep. ontem.

Manoelita Machado Gonçalves, 73 anos, zeladora, filha de Manoel Machado e Amélia Lacerda Machado. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Boqueirão, saindo da capela da Associação de Moradores do Alto Boqueirão.

Marcus Vinicius Andrade Soni, 50 anos, funcionário público municipal, filho de Michel Soni e Maria Aparecida Andrade Soni. Sep. às 10h30, no Cemitério parque Iguaçu, saindo da capela do mesmo.

Marianna dos Santos Andreuzo, 3 dias, filha de Clóvis Andreuzo e Danielle Aparecida Bernardino dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Jardim da Saudade II (Pinhais).

Marisa Mascarenhas Cruz de Carvalho, 70 anos, pedagogo, filho de Anísio Ferreira Cruz e Maria Helena Mascarenhas Cruz. Sep. ontem.

Neusa de Souza, 72 anos, do lar, filha de João Manoel de Souza e Maria de Oliveira Souza. Sep. ontem.

Paula Fernandes Neves, 30 anos, auxiliar administrativo, filha de Milton de Souza Neves e Rose Meiry Fernandes Neves. Sep. ontem.

Pedro Dorival Ferreira, 61 anos, gerente, filho de Edmundo Ferreira e Cecília Wichicowiski Ferreira. Sep. às 16 h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Roseli Klingenfuss, 69 anos, costureira, filha de Antônio Kosny e Mercedes Dias Kosny. Sep. ontem.

Sebastiana Teixeira, 66 anos, do lar, filha de Lauro Paulo Teixeira e Paulina Bueno Teixeira. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Colina (Colombo), saindo da capela Vaticano – Jade.

Sebastião Pedro Catarina, 61 anos, zelador, filho de João Antônio Catarina e Maria Emidia Catarina. Sep. às 10 h, no Cemitério Parque Metropolitano (Fazenda Rio Grande), saindo da capela 3 do Cemitério Municipal.

Tereza Maria de Lara Pinto, 66 anos, apontadora, filha de Antônio Pereira de Lara e Maria Pereira de Lara. Sep. às 10 h, no Paroquial São Marcos, saindo da capela do mesmo.

Valter dos Santos Padilha, 75 anos, comerciante, filho de Valério Gonçalves Padilha e Hesmeralda Corrêa Padilha. Sep. ontem.

LONDRINA

Benedita Souza de Silva, 69 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Rolândia, saindo da capela do mesmo.

Getúlio Sofientini, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Gleide Begtsom Pelizzaro, 63 anos. Sep. ontem em Londrina.

Luiz Sussai, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Bela Vista do Paraíso, saindo da capela do mesmo.

Maísa Aparecida Figueiredo, 46 anos. Sep. às 8h30, no Cemitério Jardim da Saudade, saindo da capela 1 do mesmo – Londrina.

Nadir Gregório de Aquino, 79 anos. Sep. às 9 h, no Cemitério Parque das Allamandas, saindo da capela 4 do mesmo – Londrina.

FOZ DO IGUAÇU

Bruno Wesshaupi, 16 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Itaipulândia.

Claudionor José dos Santos, 82 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal do Jardim São Paulo, saindo da capela 2 do mesmo – Foz do Iguaçu.

Idarciolina Corso Parizotto, 84 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Medianeira, saindo da capela do mesmo.

Jeferson Vasques Piega, 17 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Marcelo Lazzaretti, 28 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Três Lagoas – novo, saindo da capela do mesmo – Foz do Iguaçu.

MARINGÁ

Cleusa Pereira de Souza, 65 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Campo Mourão, saindo da capela da Prever – ecumênica – Av. Goioerê, 3.128 – Jardim Curitiba – Campo Mourão.

Guerino Durante, 86 anos. Sep. às 15h30, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 2 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

João Francisco, 75 anos. Sep. ontem em Maringá.

José Reis, 76 anos. Sep. em horário a ser designado, no cemitério municipal de Graciosa, saindo da Rua José Suk, 1.001 – Jardim São Cristóvão – Graciosa.

Joselina de Fátima Celestino, 56 anos. Sep. às 9h30, no Cemitério Parque, saindo da capela 1 da Prever. Rua João Furlan – Vila Vardelina – Maringá.

Josephina Antônio Lima, 85 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Arapongas, saindo da capela 1 da Prever. Rua Rolinhas, 1.643 – Centro – Arapongas.

Lusiane Rosa Ribeiro, 35 anos. Sep. ontem em Nova Londrina.

Manoel Marcos, 67 anos. Sep. ontem em Marilena.

Maria Aparecida Tressoldi, 52 anos. Sep. às 9 h, no cemitério municipal de Floraí, saindo da capela do mesmo.

Maria Apparecida Palauro Pilleggi, 87 anos. Sep. ás 16 h, no cemitério municipal de Maringá, saindo da capela 1 da Prever. Rua Vereador Primo Monteschio, 250 – zona 1 – Sarandi.

Maria Leocádia Brasilino, 72 anos. Sep. às 15 h, no Cemitério Parque, saindo da capela 2 da Prever de Maringá/Alvorada. Av. Pedro Taques, 3.397 – Jardim Alvorada – Maringá.

Moysés Colombo, 84 anos. Sep. ás 10 h, no cemitério municipal de Rondon, saindo da capela do mesmo.

Vicente Carlos de Miranda, 92 anos. Sep. às 10h30, no Cemitério Parque, saindo da capela 2 da Prever. Rua João Furlan – Vila Fardelina – Maringá.

* * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5832, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]