• Carregando...
 |
| Foto:

Leda Marques Coimbra

Sua juventude foi passada em Porto Amazonas, em um período em que a cidade vivia da riqueza gerada pela erva-mate. Interna do tradicional Colégio Cajuru, em Curitiba, costumava ir nos fins de semana e no período de férias para casa e aproveitava a agitação da cidade. Em uma dessas ocasiões, conheceu Adir. Casaram-se e, pelo trabalho do marido na Fundação Nacional de Saúde (Sucan), atualmente Funasa, moraram em diversas cidades antes de estabelecerem-se em Curitiba. Ele era responsável pela aplicação de projetos para prevenir a malária No bairro Juvevê, Leda dedicou-se a ser dona de casa. A filha Jussara lembra que a mãe era assídua frequentadora da Biblioteca Pública, e gostava de bordar e costurar. Aos 45 anos, ficou viúva e as costuras feitas em casa ajudaram nas despesas de casa. Como mãe, sempre foi muito moderna, lembra a filha do meio. Não proibia as filhas de saírem, mas lembrava que era preciso sempre ter responsabilidade. Aos 54 anos, aprendeu a dirigir e tirou carteira de motorista. Andava para cima e para baixo com o fusca, que ganhou de presente do filho. Aos 75 anos, comprou um computador. Além do entretenimento, usava a internet para receber e enviar e-mails para os netos. Uma vez por semana, oferecia o lanche e uma conversa amiga aos pacientes atendidos no setor de radioterapia. Segundo a filha, Leda se orgulhava do que fazia porque sentia-se útil e incluída. Durante a semana, participava de grupos de atividade física e saía com as amigas para chás e matinês. Vaidosa, mantinha o cabelo arrumado e as unhas bem cuidadas toda a semana. Tinha o hábito de comprar biscoitos antes de chegar ao salão para presentear as manicures. De uns anos para cá, Leda dedicava-se com afinco ao trabalho de voluntária na Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). Parou em 2007, quando teve um acidente vascular cerebral. O companheirismo entre as colegas voluntárias era tão grande que na última quinta-feira, o grupo mandou rezar uma missa em sua homenagem. Além das amigas e familiares, o coral Vie en Rose, formado por voluntárias do RFCC, cantou pela primeira vez a missa na capela inaugurada em agosto. Deixa três filhas, nove netos e seis bisnetos.

Dia 17, aos 82 anos, de pancreatite.

* * * * *

Faleceu ontem, nesta capital, aos 80 anos, o sr: Jorge de Souza, presidente do Cine Clube Annibal Requião, e proprietário do Cine Morgenau. Filho de Joaquim de Souza e Maria da Piedade Souza. Deixa viúva Izaura da Conceição de Souza e dois filhos. O corpo está sendo velado na capela do Cemitério Vaticano – Esmeralda, e o sepultamento será realizado hoje, às 10 horas, no Cemitério Água Verde.

Aldo Weinert, 53 anos, auxiliar operacional, filho de Wadislau Weinert e Emília Weinert. Deixa viúva Marly da Conceição Pereira Weinert. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Funerária Ávila, Castro, PR.

Alex Carlos Bonete, 23 anos, autônomo, filho de Luiz Carlos Bonete e Maria Lígia Rietow. Sep. ontem.

Antônio Batista de França, 59 anos, servente, filho de João Batista de França e Maria Cabral de França. Deixa viúva Santília Araújo de França. Sep. às 15 h, em cemitério a ser designado, saindo da Rua Amadeus Bueno Santos, 62, Jardim Itaú, Itaperuçu, PR.

Antônio Netto Milioli, 59 anos, auditor, filho de Pedro Milioli e Tereza Netto Milioli. Deixa viúva Dirllene Lopes Milioli. Sep. ontem.

Bryan Victor dos Santos Neves, 1 ano, filho de Ronaldo das Neves e Juliane Jeanine dos Santos. Sep. ontem.

Conceição Benedita da Silva, 49 anos, lavradora, filha de Telésforo Simão da Silva e Benedita Gonçalves Silva. Sep. ontem.

Darci Urias de Souza, 57 anos, operador de máquinas, filho de Pedro Urias de Souza e Ana Francisca Vieira de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela municipal de Itararé, SP.

David Gabriel de Jesus, 35 anos, jardineiro, filho de Antônio de Jesus e Inês Azélia de Jesus. Sep. ontem.

Denis Daniel de Souza Neves, 27 anos, repositor, filho de Liônidas de Souza Neves e Nena Juszczak Neves. Sep. ontem.

Domingos Vissoci, 74 anos, agricultor, filho de Antônio Vissoci e Santa Melocro. Deixa viúva Terezinha Nogueira Vissoci. Sep. às 17 h, no Cemitério Colônia Orleans, saindo da capela do mesmo.

Durval Garcia de Campos, 95 anos, metalúrgico, filho de Avelino Campos Sobrinho e Orestalina Garcia de Campos. Deixa viúva Eloína Silveira de Campos. Sep. às 16 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Estanislau Makoski, 68 anos, motorista, filho de Miguel Makoski e Sofia Pszk Makoski. Deixa viúva Cecília Doniak Makoski. Sep. ontem.

Etevaldo Padilha de Andrade, 69 anos, técnico em manutenção, filho de José Jacinto de Andrade e Ana Ferreira Padilha. Deixa viúva Romalina de Andrade. Sep. ontem.

Gisele Conceição Franco, 27 anos, do lar, filha de Nélson Franco e Edinei da Conceição Martins Franco. Deixa viúvo Éder Rodrigues da Silva. Sep. ontem.

Guilhermina da Cunha Sens, 81 anos, professora, filha de Cândido Domingos da Cunha e Verônica Maria da Cunha. Viúva de Odilon Sens. Sep. ontem.

Idírico Antônio Rodrigues de Lima, 60 anos, militar, filho de Pedro Rodrigues de Lima e Catarina Menon de Lima. Deixa viúva Rute Rodrigues de Lima. Sep. ontem.

Joana Alves da Costa, 90 anos, do lar, filha de Torquato Silvestre Alves e Luzia Balduíno Alves. Deixa viúvo Manoel Licartão de Miranda Costa. Sep. ontem.

José Luiz de Faria, 37 anos, coletor, filho de Pedro Tomé de Faria e Edsônia Xavier Pinho de Faria. Deixa viúva Elizangela Cristina da Silva Faria. Sep. em horário e cemitério a serem designados.

José Souza de Oliveira, 56 anos, autônomo, filho de Francisco de Oliveira e Maria Souza de Oliveira. Deixa viúva Valdiva Gonzaga de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Boqueirão, saindo da Rua Maestro Idílio Donatti, 98, Prado Velho.

Lázaro Pedro, 55 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Cândido Pedro e Maria Geralda. Deixa viúva Marina Bruna de Souza Pedro. Sep. ontem.

Leônidas da Silva, 27 anos, pedreiro, filho de Nilza Antunes da Silva. Sep. ontem.

Lucy Novelli, 71 anos, costureira, filha de José Novelli e Margarida Geraldini Novelli. Sep. ontem.

Maria de Lourdes Araújo Dias, 79 anos, do lar, filha de José Araújo e Amélia Coelho de Araújo. Viúva de José Fernandes Dias Neto. Sep. ontem.

Maria Lecheta Singer, 81 anos, do lar, filha de Estefano Lecheta e Francisca Lecheta. Deixa viúvo Luiz Singer. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Maria Ribeiro Pereira, 91 anos, do lar, filha de Júlio Assumpção Ribeiro e Maria Júlia Ribeiro. Viúva de Santhiago de Paula Pereira. Sep. ontem.

Marines Aparecida Batista, 33 anos, do lar, filha de João Batista Nunes e Alzira Marli Batista. Sep. em horário a ser designado, no municipal de Mandirituba, saindo da capela da Igreja Evangélica – Areia Branca – Mandirituba, PR.

Mário Bernardino de Lima, 54 anos, torneiro mecânico, filho de Antônio de Lima e Tereza da Silva. Sep. ontem.

Marta Moreira Batista, 53 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de João Moreira de Lima e Maria Joaquina Lima. Deixa viúvo Adir Vitor Batista. Sep. ontem.

Mequias Pereira Júnior, 29 anos, office-boy, filho de Mequias Pereira e Santa Cardozo Pereira. Sep. ontem.

Michele Lourenço dos Santos, filha de Josué do Rocio Gonçalves dos Santos e Daniele Lorenço de Souza. Sep. ontem.

Natanael Vestermano da Silva, 19 anos, servente, filho de José Vestermano da Silva e Lúcia Pereira dos Santos. Sep. em horário a ser designado, no municipal do Boqueirão, saindo da capela da Igreja Evangélica Só Senhor é Deus – Alto Boqueirão.

Nerci Eulália Marcelos, 66 anos, do lar, filha de Antônio Camargo dos Santos e Secília Taborda Ribas. Deixa viúvo Dílson Eduardo Marcelos. Sep. às 17 h, no Cemitério São Gabriel (Colombo), saindo da capela 1 do Cemitério Santa Cândida.

Olívia Vieira, 89 anos, do lar, filha de Bernardo Boeli e Rosalina Boeli. Deixa viúvo João Galdino Vieira. Sep. ontem.

Osvaldo Ferentz, 62 anos, motorista, filho de José Ferentz e Marta Ferentz. Deixa viúva Rosa Fischer Ferentz. Sep. ontem.

Pollônia de Siqueira, 83 anos, do lar, filha de Pedro Palanitiski e Magdalena Palanitiski. Deixa viúvo Ivaldo José de Siqueira. Sep. ontem.

Rosana Ayres Ribeiro, 54 anos, engenheira civil, filha de Paulo Ribeiro da Silva e Inah Ayres Ribeiro. Sep. em horário a ser designado, no Crematório Vaticano.Sebastião da Silva, 33 anos, pedreiro, filho de José Cândido da Silva e Maria de Lourdes da Silva. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Padre Pedro Fuss, saindo da capela Memorial da Vida, São José dos Pinhais.

* * * * * * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fax (041) 3321-5129, ou por e-mail leitor@gazetadopovo.com.br – Fonte: Serviço Funerário Municipal. Fones 3233-2585 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]