• Carregando...
 | Arquivo da família
| Foto: Arquivo da família

A concentração, os olhos levemente voltados para cima e a imaginação povoada por muitos números e fórmulas eram o suficiente para a professora Dalila resolver os problemas matemáticos do cotidiano. "Ela não admitia calculadora na sala de aula e insistia para que os alunos evitassem ao máximo o uso do equipamento, mesmo em casa. Hoje, com qualquer trocado, algumas pessoas compram máquinas de calcular para fazer operações muito simples. Ela não gostava nem um pouco disso", revela a irmã, Arlete. A habilidade de Dalila – que começou a se manifestar ainda na infância – propiciou o encontro dela com a missão de ensinar e transmitir aos alunos a mesma paixão que ela tinha pela Matemática.

Nascida em Ponta Grossa (Campos Gerais), em 1931, Dalila era filha de Antônio, fabricante de cadeiras coloniais, e da dona de casa Rosalina. "Tivemos uma infância muito feliz. A gente fazia brinquedos de argila – retirada de um barranco perto de casa – imitando utensílios de cozinha", lembra Arlete, com saudades. Após concluir o Curso do Artigo 91 – como era chamado o "Ginásio" para adultos –, Dalila passou a fazer o curso técnico de Contabilidade na Academia de Comércio de Ponta Grossa. "Nessa época do curso técnico, ela trabalhava como balconista do Foto Carlos o dia inteiro e ia para a aula à noite. Ela estabeleceu uma rotina de estudar entre as 5 horas e as 8 horas da manhã. Além de fazer todos os trajetos do dia a pé", conta Arlete, que é professora aposentada de Língua Portuguesa. Dalila também se graduou em Matemática pela antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi) de Ponta Grossa, onde também chegou a dar aulas por um ano. Mas foi no Colégio Estadual Regente Feijó – um dos mais tradicionais do Centro da cidade – que ela exerceu toda a carreira de professora de Matemática.

"Quando a Dalila começou a dirigir, nosso pai deu a ela um ‘santinho’ de papel de Santo Antônio com escritos em italiano no verso. Ela guardou a imagem na carteira a vida inteira, com muito zelo. Tenho certeza de que ela era uma pessoa muito abençoada. Além de irmãs, sempre fomos grandes amigas", diz Arlete. Deixa cinco irmãos.

Dia 14 de fevereiro, aos 81 anos, de causa desconhecida, em Ponta Grossa.

* * * * *

CURITIBA

Adelina de Oliveira Grein, 74 anos, do lar, filha de Osório Simões de Oliveira e Cecília Soares de Oliveira. Sep. ontem.

Altair Astor Raimundo, 78 anos, Advogado, filho de Júlio Raymundo e Olinda Santos Raymundo. Sep. ontem.

Antônio Deodato do Nascimento, 46 anos, metalúrgico, filho de Francisco Deodato do Nascimento e Irene Leandro do Nascimento. Sep. ontem.

Antônio Osamu Handa, 60 anos, técnico em contabilidade, filho de Tomio Handa e Yocono Handa. Sep. ontem.

Ariel Alves Geffer, 24 anos, eletricista, filho de José Costa Geffer e Francisca Alves Castanho. Sep. ontem.

Artur João Kuibida, 69 anos, farmacêutico, filho de Antônio Kuibida e Leonarda Nejedlo Kuibida. Sep. ontem.

Augusto Enzo Perotti, 89 anos, médico, filho de Affonso Perotti e Telvina Perotti. Sep. ontem.

Avelino Teixeira da Rocha, 84 anos, porteiro, filho de Joaquim Teixeira da Rocha e Guilhermina Alves da Cruz. Sep. ontem.

Clara Damásia Kinczeski, 76 anos, do lar, filha de Maximino Cesário Simas e Damasia Brigida Steil. Sep. às 14 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Clemara Salete Novochadlo, 47 anos, auxiliar administrativo, filha de João Novochadlo e Laura Novochadlo. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 4 do mesmo.

Danielson Santana de Moura e Costa, 18 anos, servente, filho de Daniel de Moura e Costa e Josiane Santana. Sep. ontem.

Ditmar Haensch, 58 anos, dentista, filho de Harry Haensch e Maria Myria Haensch. Sep. ontem.

Edison Stefanuto, 77 anos, motorista, filho de Luiz Stefanuto e Virginia Buzetto. Sep. ontem.

Elicarlos Oliveira Lopes, 23 anos, Mecânico, filho de Heitor Lopes Moura e Cleonice dos Santos Oliveira Moura. Sep. ontem.

Fernando Muller, 23 anos, operador de empilhadeira, filho de Marlene Aparecida Muller. Sep. ontem.

Fernando Popovisk, 26 anos, motoboy, filho de Antônio Popovisk e Orlanda da Silva Lopes. Sep. às 10 h, no cemitério municipal Santa Cândida, saindo da capela 2 do mesmo.

Francelina Gonçalves Franco, 97 anos, do lar, filha de Jucelino Gonçalves Franco e Joaquina Maria Nogueira. Sep. ontem.

Gabriel Gonçalves de Assis, 81 anos, motorista, filho de Arlindo Gonçalves de Assis e Ermeliana de Oliveira Cardozo Assis. Sep. às 10 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Gabriele Fidelis de Lima, 15 anos, estudante, filha de José Ribeiro de Lima e Ana Paula Fidelis da Silva. Sep. ontem.

Geovanna de Fátima Miranda, 4 meses, filha de Luiz Carlos Miranda e Rosangela de Fátima Jonas. Sep. ontem.

Gilberto Bader, 70 anos, Vendedor, filho de Artur Bader e Frida Bader. Sep. ontem.

Guilherme Manna Rocha, 41 anos, advogado, filho de Paulo Moacyr Wilhelm Rocha e Maria da Gloria Manna Rocha. Sep. ontem.

Henrique Elcear dos Anjos, 60 anos, auxiliar, filho de Jovaldino Fernandes dos Anjos e Vitalina Bastos dos Anjos. Sep. às 15 h, no Cemitério Caminho do Céu (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Assembleia de Deus.

Henrique Faustino Mascarello, 78 anos, professor, filho de Joaquim Mascarello e Angela Giacometti. Sep. às 11 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela 1 do cemitério municipal Água Verde.

Inês Vivas Barbosa, 34 anos, operadora, filha de Francisco Barbosa e Ana Vivas Barbosa. Sep. às 15 h, no Paroquial Abranches, saindo da capela do mesmo.

Iracema dos Santos, 56 anos, do lar, filha de Izolina dos Santos. Sep. ontem.

João Paulo Rodrigues, 20 anos, ajudante, filho de Luiz Benedito Rodrigues e Eva Rodrigues. Sep. ontem.

Joaquim Alves Pinheiro, 65 anos, marceneiro, filho de Luiz Francisco Pinheiro e Amélia Alves Pinheiro. Sep. ontem.

Joel Pinheiro de Freitas, 70 anos, motorista, filho de Francisco Pinheiro de Freitas e Maria Braga de Freitas. Sep. ontem.

José Augusto da Rocha, 68 anos, professor, filho de Luiz Franca da Rocha e Manola Franca da Rocha. Sep. ontem.

José Benjamim, 42 anos, pedreiro, filho de Lindolfo Franca Benjamim e Maria Rosa Benjamim. Sep. ontem.

José de Oliveira, 61 anos, auxiliar de serviços gerais, filho de Lourenço Artigas de Oliveira e Justina Kuxla de Oliveira. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Parque São Pedro, saindo da capela do mesmo.

José Guilherme da Cruz Filho, 77 anos, lavrador, filho de José Guilherme da Cruz Filho e Maria Inácia de Jesus. Sep. às 14 h, no Paroquial Colônia Orleans, saindo de Santa Felicidade.

José Jailson de Araujo Santana, 39 anos, pedreiro, filho de Luis Gomes de Santana e Guiomar Maria de Araujo Santana. Sep. às 17 h, no Cemitério Municipal São João Batista (São José dos Pinhais), saindo da capela da Igreja Nossa Senhora da Paz – Boqueirão.

Josil Correa Mendes Taber, 73 anos, professor, filho de Felipe Wigando Mendes e Celina Maria Correa Mendes. Sep. às 12 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela 2 do Cemitério Municipal.

Joyce Izabela da Silva, 18 anos, estudante, filha de Osvaldo José da Silva e Sueli Zannuncini. Sep. às 17 h, no Cemitério Parque Senhor do Bonfim (São José dos Pinhais), saindo da capela 1 do Cemitério Municipal.

Juliano de Lara, 25 anos, auxiliar de produção, filho de José Aparecido de Lara e Eunice Almeida de Lara. Sep. ontem.

Juvenal Pereira, 83 anos, pedreiro, filho de Zacarias Pereira de Mello e Hercília Pereira da Rocha. Sep. às 17 h, no cemitério municipal do Boqueirão.

Lia Bleggi de Leão, 77 anos, filha de Agostinho de Leão e Clizoe Bleggi de Leão. Sep. ontem.

Marcelo Gomes Martins, 46 anos, filho de Antônio Gomes Martins e Maria Soares Martins. Sep. ontem.

Maria Benvinda Cercal, 73 anos, do lar, filha de Brasília José da Silva e Maria Benvinda Anacleto da Silva. Sep. ontem.

Maria Santana da Silva Bravo, 48 anos, do lar, filha de Nair Santana da Silva. Sep. às 17 h, em cemitério a ser designado, saindo da capela do cemitério municipal de Bateias.

Maycon Eric Keruk, 23 anos, montador, filho de Acir Juciane Keruk e Magaly Juciane Keruk. Sep. ontem.

Moacir Pazello, 79 anos, motorista, filho de Francisco Pazello Sobrinho e Helena Juvenir Pazello. Sep. às 9 h, no cemitério municipal do Água Verde, saindo da capela 3 do mesmo.

Moacir Viecelli, 53 anos, mecânico, filho de Mario Viecelli e Maria Eva Viecelli. Sep. ontem.

Noêmia Nunes de Souza, 64 anos, auxiliar de produção, filha de Antônio Nunes de Souza e Maria Pereira de Souza. Sep. ontem.

Orlando Senna, 91 anos, supervisor, filho de Roberto Senna e Maria Doris Senna. Sep. às 10 h, no Cemitério Jardim da Saudade I, saindo da capela do mesmo.

Paula Harmatiuk, 65 anos, professora, filha de Demetrio Harmatiuk e Michelina Harmatiuk. Sep. ontem.

Pedro Augusto de Oliveira, 53 anos, músico, filho de Waldemar de Oliveira e Terezinha de Jesus de Oliveira. Sep. ontem.

Pierino Gotti, 82 anos, filho de Andrea Lorenzo Gotti e Scilini Savina. Sep. ontem.

Rodrigo Godoy, 39 anos, servente, filho de Josias Godoy e Maria Goreti Godoy. Sep. ontem.

Rodrigo Seidi Umeda, 22 anos, estudante, filho de Nelson Naoki Umeda e Ligia Hampe Umeda. Sep. ontem.

Rosalvo Mauricio de Sousa, 90 anos, lavrador, filho de Maximino Francisco de Sousa e Ana Sergia de Sousa. Sep. ontem.

Selma Elita Maciel, 61 anos, motorista, filha de Oscar Maciel e Nadyr Furtado Maciel. Sep. ontem.

Suelen Prestes Monteiro, 17 anos, auxiliar de serviços gerais, filha de Claudemiro Monteiro e Jucelia Chagas Prestes. Sep. ontem.

Swami Lisboa Percegona, 68 anos, do lar, filha de Oscar da Silva Lisboa e Rosa Smiguel Lisboa. Viúva de Osvaldo Percegona. Sep. ontem.

Valdeci Rodrigues, 35 anos, lavrador, filho de Aquino Pereira Rodrigues e Luiza Cilirio de Souza. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ortigueira.

Vicente Alves de Macedo, 70 anos, vigilante, filho de José Pereira dos Santos e Maria Alves Macedo. Sep. ontem.

Waldemiro Mario Lass, 80 anos, funcionário público estadual, filho de Matias Lass e Monica Lass. Sep. ontem.

Zelli de Jesus, 45 anos, doméstica, filha de Olisses de Oliveira e Maria de Oliveira. Sep. às 15 h, no Paroquial Nossa Senhora do Rosário (Colombo)

MARINGÁ

Francisco Montoro Novo, 87 anos. Sep. ontem em Maringá.

João Batista de Jesus, 84 anos. Sep. às 14 h, no cemitério municipal de Santa Isabel do Ivaí, saindo da capela do mesmo.

Joaquim Alves Pinheiro, 65 anos. Sep. ontem em Tijucas do Sul.

José Augusto de Oliveira, 92 anos. Sep. ontem em Mandaguari.

José Batista Lebrão, 94 anos. Sep. ontem em Campo Mourão.

José Goulart de Oliveira, 12 anos. Sep. às 17 h, no cemitério municipal de Mandaguari, saindo da capela 1 do mesmo.

Luis Jesser Rohling, 49 anos. Sep. às 16 h, no cemitério municipal de Mirador, saindo da Av. Principal, s/n – Quatro Marcos, em Mirador.

Sérgio Meschini, 57 anos. Sep. ontem em Cornélio Procópio.

FOZ DO IGUAÇU

Haroldo Carlos Alvarenga, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

João Benjamim Lazzaretti, 58 anos. Sep. em horário e cemitério a serem designados, saindo da capela do cemitério municipal de Três Lagoas.

José Bueno de Almeida, 58 anos. Sep. em horário a ser designado, no Cemitério Municipal Jardim São Paulo, saindo da Rua Engenheiro Araripe, 1.604 – Morumbi II, em Foz do Iguaçu.

Leocádia Hanzen, 74 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Nazareth Freiman Dos Santos, 68 anos. Sep. ontem em Foz do Iguaçu.

Sylvio Pavei, 86 anos. Sep. ontem em Santa Terezinha de Itaipu.

* * * * *

As publicações neste espaço são gratui­tas. Faça contato com a Central de Redação, pelo fone (041) 3321-5999, ou por e-mail obituario@gazetadopovo.com.br. As informações constantes na relação de falecimentos são fornecidas pelo Serviço Funerário Municipal. Fones: 3224-7707 e 3324-9313.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]