• Carregando...
Optometristas não podem receitar óculos ou lentes de contato | Divulgação/Polícia Civil
Optometristas não podem receitar óculos ou lentes de contato| Foto: Divulgação/Polícia Civil

Vinte pessoas foram encaminhados à Delegacia de Estelionato (DE) de Curitiba nesta de terça-feira (17) em uma operação da polícia civil que investiga “falsos oftalmologistas” que realizam exames oftalmológicos e receitam óculos e lentes de contato sem terem formação em Medicina.

De acordo com a delegada Vanessa Alice, três dos suspeitos são optometristas - profissionais da área de saúde que se dedicam ao estudo e investigação das anomalias visuais – e atendiam pacientes abordados pelas ruas centrais da capital.

“Esses pacientes eram conduzidos a uma clinica, onde alguém se apresentava como médico em condições de efetuar aqueles exames. Chegamos a conversar com pessoas dentro desses consultórios e elas nos afirmaram que haviam se consultado com oftalmologistas. Mas, na verdade, eram optometristas”, disse a delegada.

Segundo ela, o valor da consulta era de R$ 50 e esse dinheiro poderia ser devolvido ao paciente se ele adquirisse seus óculos de grau ou lentes na ótica indicada na receita.

A operação

A Delegacia de Estelionato investigou o caso durante um mês e efetuou nesta terça-feira uma operação para localizar os envolvidos e coibir as vendas casadas de receituários médicos e óculos. A ação aconteceu em parceria com a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

De acordo com a delegada, todos os suspeitos foram interrogados, e fichas cadastrais de clientes, formulários de declarações e receituários foram apreendidos. Cerca de R$ 10 mil em dinheiro sem origem comprovada também foram encontrados, além de um par de lentes de contato que estava com uma vítima.

Além dos três optometristas, foram ouvidas 17 pessoas que trabalhavam nos consultórios, abordavam pacientes ou foram vítimas da ação criminosa. As investigações continuam.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]